Memórias: INAG dá início à construção da Barragem de Odelouca

Na nossa secção de Memórias, lembramos a notícia publicada na edição nº 19, do Terra Ruiva, de novembro de 2001, que dava conta do início da construção da Barragem de Odelouca:

A Barragem de Odelouca deu este mês os primeiros passos no sentido da sua concretização, com a assinatura do auto de consignação da empreitada da construção. A cerimónia foi no Alferce, presidida pelo ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território, José Sócrates e contou também com a presença do presidente do INAG, Mineiro Aires, e do presidente da Câmara Municipal de Monchique, Carlos Tuta.barragem-odelouca

Segundo dados divulgados pelo INAG, a Barragem de Odelouca representa um investimento de oito milhões de contos (cerca de 40 milhões de euros), e tem um prazo de execução de 40 meses, estando a sua conclusão prevista para 2005.

A nova barragem, que irá situar-se na Ribeira de Odelouca, tem como objectivo a criação de uma albufeira destinada ao abastecimento público. Com a criação desta nova barragem e do Túnel de Interligação Odelouca-Funcho, o Sistema Global de Abastecimento de Água ao Barlavento Algarvio entrará em pleno funcionamento, passando esta região a dispor de água fiável para o abastecimento público a partir de uma única origem.

Este Sistema, que integra os concelhos de Loulé (parte ocidental), Albufeira, Silves, Lagoa, Portimão, Monchique, Lagos e Vila do Bispo (e brevemente Aljezur), irá servir uma população de cerca de 615 mil habitantes (população residente e flutuante), com um consumo estimado de 75hm3/ano.
É neste contexto que surge a necessidade de construção da Barragem de Odelouca como a principal obra do Sistema Primário (captação e transporte de água bruta) de Abastecimento de Água do Barlavento Algarvio, capaz de fornecer água com qualidade e com garantia no abastecimento até 2025, ano horizonte do projecto.
Além da Barragem de Odelouca, fazem parte do Sistema Primário de Abastecimento de Água do Barlavento Algarvio, o Túnel de Interligação Odelouca-Funcho (actualmente em construção), o Adutor de Funcho-Alcantarilha e a Barragem do Funcho.
O Túnel de Interligação Odelouca–Funcho irá ligar a futura albufeira de Odelouca ao Adutor Funcho–Alcantarilha, de onde serão transportados os volumes de água da albufeira de Odelouca até à Estação de Tratamento (ETA) de Alcantarilha.
Face à sensibilidade e importância comunitária da Ribeira de Odelouca, do ponto de vista ambiental, está programado um conjunto de medidas minimizadoras e compensatórias dos impactos ambientais, além da implementação de um sistema de gestão ambiental que irá preservar e potenciar os valores ambientais da região, conclui o INAG.

Veja Também

MEMÓRIAS: Fazer fintas à solidão

MEMÓRIAS: Relembramos a reportagem “Fazer fintas à solidão”, da colaboradora Sónia Correia, feita no dia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *