Rastreio do Cancro da Mama começa em Silves

A Administração Regional de Saúde – ARS Algarve tem estado a promover, em todos os concelhos da região, um Rastreio do Cancro da Mama que chega agora a Silves.
De 21 de outubro a 13 de dezembro, numa Unidade Móvel de Saúde, instalada junto ao Centro de Saúde de Silves, serão atendidas as mulheres do concelho, com idades entre os 50 e os 69 anos. O rastreio é gratuito e as mulheres abrangidas receberão em sua casa uma convocatória com o dia e a hora em que devem deslocar-se a esta Unidade.
Este rastreio tem vindo a realizar-se nos últimos anos, para tentar prevenir o cancro da mama que é a neoplasia mais frequente na mulher, sendo que anualmente são detetados em Portugal cerca de 4.400 casos e ocorrem 1.500 óbitos, por esta causa.

A probabilidade da mulher desenvolver cancro da mama, aumenta com a idade. Os cancros evoluem no decurso do tempo sem sintomas, (fase sub-clínica) passando por transformação maligna local invasão tecidular, invasão ganglionar e finalmente à distância – Modelo Evolutivo.
Na prevenção individual a mulher deve conhecer bem a sua mama, alertando o seu médico se notar alterações, efetuando, periodicamente, a palpação da mama. Deve ser um hábito de todas as mulheres, ao longo da sua vida e nas idades dos 50 aos 69 anos, mesmo quando a palpação é negativa, deve efetuar a mamografia de rastreio. Este exame permite diagnosticar precocemente o cancro da mama que, sendo combatido numa fase inicial, tem uma excelente taxa de cura.
A mamografia é atualmente o principal meio de diagnóstico. Utiliza raios X (com baixa dose). Como é muito preciso, permite detetar nódulos com apenas alguns milímetros, quando ainda não se sentem na palpação.

Veja Também

Horóscopo Semanal, por Maria Helena Martins

Horóscopo Semanal / 4ª semana Carneiro Horóscopo Diário Ligue já! 761 101 801 Carta Dominante: …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *