Rastreio do Cancro da Mama começa em Silves

A Administração Regional de Saúde – ARS Algarve tem estado a promover, em todos os concelhos da região, um Rastreio do Cancro da Mama que chega agora a Silves.
De 21 de outubro a 13 de dezembro, numa Unidade Móvel de Saúde, instalada junto ao Centro de Saúde de Silves, serão atendidas as mulheres do concelho, com idades entre os 50 e os 69 anos. O rastreio é gratuito e as mulheres abrangidas receberão em sua casa uma convocatória com o dia e a hora em que devem deslocar-se a esta Unidade.
Este rastreio tem vindo a realizar-se nos últimos anos, para tentar prevenir o cancro da mama que é a neoplasia mais frequente na mulher, sendo que anualmente são detetados em Portugal cerca de 4.400 casos e ocorrem 1.500 óbitos, por esta causa.

A probabilidade da mulher desenvolver cancro da mama, aumenta com a idade. Os cancros evoluem no decurso do tempo sem sintomas, (fase sub-clínica) passando por transformação maligna local invasão tecidular, invasão ganglionar e finalmente à distância – Modelo Evolutivo.
Na prevenção individual a mulher deve conhecer bem a sua mama, alertando o seu médico se notar alterações, efetuando, periodicamente, a palpação da mama. Deve ser um hábito de todas as mulheres, ao longo da sua vida e nas idades dos 50 aos 69 anos, mesmo quando a palpação é negativa, deve efetuar a mamografia de rastreio. Este exame permite diagnosticar precocemente o cancro da mama que, sendo combatido numa fase inicial, tem uma excelente taxa de cura.
A mamografia é atualmente o principal meio de diagnóstico. Utiliza raios X (com baixa dose). Como é muito preciso, permite detetar nódulos com apenas alguns milímetros, quando ainda não se sentem na palpação.

Veja Também

Paróquia de Silves faz “Benção dos enfermeiros”

No dia 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, a Paróquia de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *