Inaugurada a nova EB 1 de Silves

O ano letivo 2023-2024 arranca na EB 1 de Silves com a inauguração de um novo edifício. A cerimónia decorreu no dia 13 de setembro, pelas 18h00, num ambiente de satisfação geral por estar concluída uma obra que em muito beneficiará as gerações de alunos que por aqui irão passar.

O Quarteto de Saxofone da Banda da Sociedade Filarmónica Silvense deu as boas vindas, com um momento musical.

As boas vindas pelo Quarteto da Banda da Sociedade Filarmónica Silvense

Além de vários professores e outros profissionais do ensino, estavam presentes a  presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, acompanhada pelos membros do Executivo Permanente, Luísa Conduto Luís, Maxime Sousa Bispo e Tiago Raposo, bem como os vereadores Luís Guerreiro e João Garcia, além da presidente da Assembleia Municipal de Silves, Ana Sofia Belchior e o presidente da Junta de Freguesia de Silves, Tito Coelho.

Da parte das entidades regionais, destaca-se a presença de José Apolinário, presidente da CCDR Algarve e de Alexandre Lima, delegado regional de Educação.

Nas intervenções: Rosa Palma, Alexandre Lima, Tito Coelho, José Apolinário, António Condessa

Na parte inicial da cerimónia, conduzida por uma técnica da autarquia de Silves, lembrou-se que o antigo edifício, datado de 1951, teve de ser encerrado em 2017, por apresentar graves danos estruturais, tendo forçado a transferência dos alunos para a Escola EB 2.3 Dr. Garcia Domingues. Esta situação só veio tornar a resolução do problema mais urgente, pois os dois edifícios da EB nº 1 de Silves já apresentavam diversos constrangimentos face às necessidades dos alunos e do ensino atual.

Em 2021, após um complicado processo em que a Câmara Municipal procurou financiamento para a reabilitação integral do edifício, o que passava pela demolição do existente e construção de um novo, confirmou-se o financiamento comunitário para esta obra que orçou em 2,2 milhões de euros, comparticipados a 50% .

Zona de jogos

Finalizada a obra, os cerca de 450 alunos que irão frequentar este edifício irão dispor de 12 novas salas de aula e de uma sala de informática, sanitários e de uma vasta área com zona de recreio, jogos, atividades físicas e hortas pedagógicas.

Sala de aulas

Uma obra que a presidente da Câmara Municipal de Silves considerou importante não só para Silves, mas para todo o concelho que “vem dignificar os alunos e o ensino”. Rosa Palma agradeceu o esforço do pessoal auxiliar da escola “que hoje fizeram magia” e a colaboração dos professores para este “dia importante”.  A presidente referiu-se ainda às dificuldades de concretização do projeto  “um trabalho muito exigente em termos financeiros” mas manifestou a sua satisfação pelo resultado alcançado.

Zona de atividade física e recreio

Satisfação foi também o sentimento dominante das intervenções anteriores, da parte de Tito Coelho, António Condessa, diretor do Agrupamento de Escolas de Silves, Alexandre Lima e José Apolinário.

Houve também lugar para a referência e agradecimento a pessoas que tiveram um papel importante neste processo, nomeadamente Mário Godinho, anterior vice-presidente da Câmara de Silves, Francisco Martins, adjunto da presidente da autarquia e Filomena Coelho, da CCDR Algarve.

A única vez que haverá álcool na escola, brincou a presidente da Câmara

 

 

Mais escolas no concelho

A requalificação do parque escolar do concelho de Silves foi outra das notas abordada nas intervenções de Rosa Palma e de José Apolinário.

Foi feita referência à obra de requalificação da EB 1 de Alcantarilha, que se encontra a decorrer, e à intervenção prevista também para a EB 2.3 Dr. Garcia Domingues, em Silves, uma obra integrada no Plano de Recuperação e Resiliência.

A presidente Rosa Palma garantiu que a melhoria das condições das escolas e do ensino é uma das prioridades do executivo camarário, um objetivo partilhado pelo presidente da CCDR Algarve.

O Executivo Permanente da Câmara de Silves, com os arquitetos do projeto, José Apolinário, Alexandre Lima, Francisco Martins e Filomena Coelho

 

 

 

 

Veja Também

Batida Fotográfica com marcha corrida em Silves

O Município de Silves vai realizar a batida fotográfica “Abril em Flor” associada ao Silves …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *