Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Seca agrava-se e barragens preocupam
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Ambiente & CiênciaSociedade

Seca agrava-se e barragens preocupam

Terra Ruiva
Última Atualização: 2022/Fev/Qua
Terra Ruiva
4 anos atrás
PARTILHE

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) prevê um agravamento da seca meteorológica em Portugal durante o mês de Fevereiro. A falta de água em muitas barragens é também uma questão que já está a preocupar, em muitos locais do país.
Nas barragens do concelho, a situação mais complicada é a do Arade. No final do mês de janeiro, encontrava-se a 46% da sua capacidade; enquanto a barragem do Funcho estava a 66,4 % e a de Odelouca a 50%. A Barragem da Bravura, também no Barlavento algarvio, está com 14,4% da sua capacidade.
Quanto à seca, o IPMA afirma que esta tem havido “um aumento significativo da área e da intensidade da situação de seca, estando todo o território em seca, com 1% em seca fraca, 54% em seca moderada, 34% em seca severa e 11% em seca extrema.
O grau de severidade da seca meteorológica é ligeiramente inferior em comparação com a situação em final de janeiro de 2005 (seca mais intensa desde 2000) e em 2005, onde também todo o território se encontrava em seca meteorológica, mas com maior percentagem nas classes de seca severa e extrema (22% em seca extrema, 53% em seca severa e 25% em seca moderada).”
Esta situação é agravada pelo facto de se registarem no território valores de precipitação inferiores ao valor normal (1971-2000), sendo de salientar os meses de novembro e janeiro (até dia 25) muito secos. De realçar que Janeiro de 2022, deverá situar-se entre os três janeiros mais secos dos últimos 20 anos. Considerando o ano hidrológico, desde 1 de outubro até 25 de janeiro, o valor acumulado de precipitação apresenta um a diminuição de 45% em relação ao valor normal.
O índice de percentagem de água no solo (SMI) apresenta uma diminuição significativa em relação ao final de dezembro em todo o território, salientando-se os valores inferiores a 20% na região Nordeste e na região Sul, sendo que em muito locais dessas regiões já se atingiu o ponto de emurchecimento permanente, o que significa que as raízes das plantas já não conseguem recolher a humidade suficiente para recuperarem.

Cenários de Evolução
A previsão a médio e longo prazo, mostra uma tendência para que durante o mês de fevereiro a precipitação total acumulada seja inferior ao normal em praticamente todo o território.
O IPMA explica que, para a situação de seca diminuir significativamente ou mesmo cessar no mês de fevereiro, seria necessário que nas regiões do Norte e Centro ocorressem quantidades de precipitação superiores a 200/250 mm e na região Sul superiores a 150 mm, situação que somente ocorre em 20% dos anos.
No último dia do mês de janeiro de 2022 e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em 2 bacias hidrográficas e uma descida em 10. Das 60 albufeiras monitorizadas, 8 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 15 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.

Total Views: 0
Exposição de Irene Girassol Basso, em Silves
II Seminário Educação para o Futuro, em Silves
Casa do Povo de Alcantarilha comemora o 87º aniversário
Tournée Rua 80 passa por Silves, Alcantarilha e Armação de Pêra
Encontro Mensal de Veículos Clássicos em Armação de Pêra
TAGGED:barragensIPMAjaneiroseca
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
Artigo Anterior Associações ambientalistas acreditam que Reserva Natural da Lagoa dos Salgados vai ser uma mais-valia para Silves
Próximo Artigo Silves e a emergência de um desígnio cultural
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Sismo registado esta tarde ao largo do Cabo de São Vicente
Algarve
É oficial: chapéus de sol podem ser colocados frente às zonas concessionadas
Algarve Concelho
Multiusos Desportivo do Algoz vai ser inaugurado no dia 13 de junho
Concelho Desporto
Caminhada Noturna em Messines
Desporto
PJ deteve suspeito de crime em Silves
Concelho

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?