Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Agosto a Contragosto
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Opinião

Agosto a Contragosto

José Alberto Quaresma
Última Atualização: 2018/Set/Seg
José Alberto Quaresma
8 anos atrás
PARTILHE

Chegam de supetão. Em fila, para não se perderem. Do Norte e do Centro, de Leste e de Oeste. Mais não nomeio porque o mundo é vasto e o Algarve infinito. Cabem sempre mais uns quantos.
Os que vêm da Grande Lisboa são todos de Lisboa. Ninguém é do Fogueteiro, Porcalhota, Arrentela, Coina. Os outros são todos do Norte porque o norte fica sempre a norte do Algarve. Do Sul, ninguém chega porque é onde estamos. A terra não é redonda. É suposto acabar aqui. Do estrangeiro vêm aos magotes, em pássaros de ferro ‘lowcost’, atroando os ares a cada minuto. Revolvam as águas da Ria Formosa. Desinquietam alforrecas, alcabrozes, ostras e carcanhóis.

Os indígenas, os ligados às actividades turísticas, veneram a chusma. Os desligados, nem por isso. Os que chegam, ávidos de sol e de água choca, besuntam-se com cremes aveludados. Esparramam-se sobre a areia quente em toalhas floridas. Cingem-se uns aos outros para parecerem poucos. Entopem estradas. Atravancam supermercados. Atulham restaurantes. Fazem filas rabugentas para o gelado e o euromilhões. Este mesmo que se esquece sempre deles e de mim. Refilam por muito, por pouco e por quase nada. Têm sempre razão. Os que cá estão, nenhuma. Também refilam.
Os que chegaram, na primeira quinzena de Agosto, tiveram azar. As nortadas persistentes e furibundas, em Junho e Julho, arrefeceram a água do mar. Ninguém exigiu responsabilidades ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Sim, quando é para alugar um tê zero para um casal e alguns mais, até perfazer a baixa densidade populacional de quatro ou cinco corpos gentis por metro quadrado, deveriam exigir, ao IPMA, que impeça as nortadas furibundas do ano seguinte.

Mas tudo isto são pinotes, como dizem os ingleses eruditos das docas que tradicionalmente integram o mais volumoso contingente de estrangeiros. O importante é tê-los todos por cá. Não me queixo do bem que fazem aos bolsos de alguns. Nem do incómodo que possam gerar. E nem recebo um cêntimo por esta conversa.

Eu, à cautela, faço-me o bem que consigo. A contracorrente a contragosto. Não vou à praia. Recolho-me. Encolho-me. Nada fácil para um latagão.

Estou habituado a este pandemónio desde Julho de 1596, quando Robert Devereux, o Conde de Essex, muito dado ao turismo do livro e da leitura, saqueou e incendiou Faro, carregando para Inglaterra a preciosa biblioteca do bispo do Algarve, D. Francisco Martins de Mascarenhas, entre outras preciosidades. Ainda hoje continuamos à espera que nos devolvam os incunábulos e a restante livralhada que dormita na Bodleian Library, da Universidade de Oxford.
Os turistas ingleses de hoje, honra lhes seja feita, já não são dados ao saque. Nem à leitura. Aquelas pelinhas ensebadas e arroxeadas até reluzem à sombra. As boquinhas peladas preferem arrotar a cerveja nos bares de Albufeira mais do que bocejar de tédio, a soletrar em latim, no Arquivo Distrital ou na biblioteca da Diocese de Faro.

No meio de tanta gente ilustre, também aparecem os nossos amigos. E mais os amigos da Laura, de Aveiro, que enchem a casa de música e de alegria, dia e noite. Do Luxemburgo, de Vila Real, do Porto, de Lisboa, aparecem os outros. O que vêm aqui fazer? Nada. É estranho, pois é. Concentram-se nos primeiros dez dias de Agosto, quando toda a gente aqui se desconcentra. E eu não consigo concentrar-me neles. Não têm culpa. Eu também não.
Os amigos de Viseu são os mais avisados. Têm casa na Meia Praia e chegam, para praia inteira, no final de Agosto. Trazem sempre um bacorinho do Pedro dos Leitões a fumegar na bagageira. Obrigam-nos a engordar. Não acho elegante.
Os outros meus amigos, concentrados em dez dias, são uns chatos. Não porque chateiem. Apenas porque não chateiam o suficiente. Dificilmente se atinge um mínimo olímpico de merecida atenção. Agendar um jantar para afogar saudades, expressar embirrações afectuosas até que a garganta nos doa, é um berbicacho. E a sede a pedir finos e brancos geladinhos. Muitos. A medida exacta para atravessar o deserto de um ano sem nos vermos.

É que, coisa sinistra, há uma que trabalha. Não pode andar em bolandas turísticas. Bizarro. No Algarve também há gente privada de lazer no período estival. E, o pior de tudo, há outro, um indigente encartado e amorcegado. Também arrota. Postas de pescada. Congelada, claro. O peixe fresco no Algarve, em Agosto, anda pela hora da morte. Paciência.

Total Views: 0
Realidade virtual
O 1º de Maio em Silves (1890-1894)
Festejar a Democracia e a Constituição
A informação local pela verdade
Boas Maneiras – Conselhos para saber estar na vida pública
TAGGED:agostoJosé Alberto Quaresma
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
PorJosé Alberto Quaresma
José Alberto (de Oliveira) Quaresma nasceu em Portimão. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Prosseguiu estudos em História Moderna e Contemporânea, na Universidade de Paris- Sorbonne (Paris IV), com Pierre Chaunu e André Corvisier e em História das Mentalidades Religiosas, no Collège de France, com Jean Delumeau. Foi docente do ensino secundário e formador de professores. Publicou artigos em revistas científicas e apresentou em vários fóruns comunicações sobre História, História das Mentalidades, Sociedade e Sistema Educativo. Tem, como colunista, colaboração dispersa por vários periódicos, nomeadamente, O Independente, Público, Expresso, Correio da Manhã, Domingo Magazine. Obteve o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (1989), pelo livro A Pose Extática, (Afrontamento). Publicou Ecolalia, poesia (Vega) e, na mesma editora, Direito ao Erro – A Batalha da Educação em Portugal. Foi autor de «Falta de Castigo – O Blogue da Educação e da Falta Dela», no semanário Expresso, entre 2008 e 2014. Coordenou as Comemorações do 122º Aniversário do Nascimento de Manuel Teixeira Gomes (1982-1983). Foi comissário para as Comemorações Nacionais dos 150 Anos de Manuel Teixeira Gomes (2010). É autor de Manuel Teixeira Gomes – Biografia (Imprensa Nacional – Casa da Moeda / Museu da Presidência da República
Artigo Anterior PCP quer candidaturas simplificadas para os apoios às vítimas de incêndio em Monchique e Silves
Próximo Artigo Taxa turística avança com a oposição do Município de Silves, da RTA e dos hoteleiros
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Câmara Municipal de Silves está a contratar
Economia Economia & Emprego Emprego
VIII Mostra de Papas de Milho em Silves
Lazer Sociedade
Chapéus de sol podem ficar em frente às concessões
Ambiente & Ciência Concelho Sociedade
Torneio Internacional de Xadrez já decorre em Silves, aberto ao público
Desporto
Dia Internacional da Tiroide – Até um milhão de portugueses podem ser afetados por doenças da tiroide
Saúde & Bem Estar Vida

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?