Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Carlos Osório
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Elogiar as virtudes e corrigir os erros sem machucar
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
PsicologiaVida

Elogiar as virtudes e corrigir os erros sem machucar

Helena Pinto
Última Atualização: 2022/Set/Qua
Helena Pinto
4 anos atrás
PARTILHE

Setembro é tempo de regresso à escola. Uns com mais motivação, outros com menos, mas em comum a vontade de reencontrar os amigos. Uns precisarão de mais suporte, outros farão o seu caminho de forma mais autónoma. Para pais e filhos, novos desafios se vão colocar no processo de educação e aprendizagem. Para todos será fundamental receber o reforço positivo perante os seus esforços, o elogio pelas virtudes e a correção dos erros de forma pedagógica.

O elogio promove muito mais a mudança e a vontade de tentar de novo e fazer melhor do que a repreensão ou o castigo. Os gritos, as reprovações em voz alta e as comparações sempre recorrentes com outras crianças ou jovens derrubam a autoestima e a autoconfiança, promovem um crescendo de ansiedade.

Exalte em público as virtudes dos seus filhos, elogie-os quando merecem, deixe para corrigir os seus erros em um ambiente privado, sem machucar. Reflita sobre o comportamento ajudando a pensar na alternativa mais adequada, sem colocar em causa os afetos. “Gosto de ti! Não gostei do teu comportamento. O teu comportamento não foi o mais adequado, porque…”. Ajude-os a assumir as suas responsabilidades e escolhas.

O tema, sobre como corrigir, é um assunto complexo e delicado. Uma palavra fora do lugar, em algumas ocasiões, desencadeia um drama difícil de esquecer. Os olhares reprovadores ao nosso redor, como aves observadoras, esperam o castigo, a disciplina férrea que supõe que com uma palavra tudo irá ser solucionado. Os pais, pela pressão social sentida, evitam o rótulo de “mau pai” ou “má mãe”, desfocando daquilo que é o essencial – o bem-estar emocional da família no seu todo. É preciso corrigir e orientar os filhos, pois estes estão no seu processo individual de crescimento e aprendizagem, de encontrar o seu espaço e definir a sua forma de estar consigo e com os outros, mas é preciso fazê-lo bem. E fazê-lo bem é também reconhecer que se pode ter feito uma má avaliação da situação e pedir desculpa quando se perdeu a razão, mesmo que tenha sido só na forma como se corrigiu. Somos modelos para os nossos filhos, para o bem e para o mal.

É imprescindível educar com inteligência, com carinho e intuição, evitando machucar intensionalmente e intensificar ainda mais as emoções de cariz mais negativo.  Não compare, não rotule. Ensine que existem limites e consequências face aos comportamentos. Ajude a construir o pensamento, não humilhe. Ame e escute com ouvidos de ouvir. Dê atenção e esteja verdadeiramente presente. Não exija um filho perfeito, ajude a crescer um filho feliz, com uma boa autoestima e confiante nas suas capacidades e possibilidades!

 

“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência. –  Augusto Cury

Partilhe a sua opinião, ideias, sugestões… helenamapinto@gmail.com

 

Total Views: 0
Universidade do Algarve atribui Doutoramento Honoris Causa a Vítor Neto
Horóscopo semanal, por Maria Helena
ANSR, GNR e PSP lançam campanha “Cinto-me Vivo”, com ações de fiscalização
GNR deteve 108 pessoas na semana passada, no distrito de Faro
Horóscopo semanal, por Maria Helena Martins
TAGGED:elogiar as virtudesHelena Pinto
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
PorHelena Pinto
Follow:
Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta Formadora da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Situação profissional dos Psicólogos; Ética e Deontologia, Intervenção em Situação de Emergência e catástrofe) e Membro do Conselho de Representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Consultora da área da Gestão de Carreira
Artigo Anterior Centro Médico de Messines com a Associação PAS desenvolve consultas de capacitação emocional
Próximo Artigo Jornadas Europeias do Património assinalam-se em Silves com programa que inclui passeio a menires
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

USF de Modelo C em Silves, deve abrir até ao final do ano
Concelho
Remodelação da APA e do ICNF “à porta fechada”: Quercus lamenta falta de transparência do Governo
Ambiente & Ciência Sociedade
Ofertas de emprego do IEFP
Economia Economia & Emprego
Corte de trânsito em Silves
Concelho
Lena d’ Água em concerto em Silves
Lazer Sociedade

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?