Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: O Geoparque Algarvensis é também uma oportunidade para activar a ligação entre a cidade e o rio
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Terra Ruiva > Opinião > O Geoparque Algarvensis é também uma oportunidade para activar a ligação entre a cidade e o rio
Opinião

O Geoparque Algarvensis é também uma oportunidade para activar a ligação entre a cidade e o rio

Ricardo Camacho
Última Atualização: 2022/Mar/Seg
Ricardo Camacho
4 anos atrás
Partilhe
PARTILHE

Poderá o aspirante a Geoparque Algarvensis transformer Silves na melhor das pequenas cidades para viver e trabalhar no Algarve? O que falta à cidade com um castelo, a pedra grés e o rio?

O contexto do aspirante a Geoparque é a oportunidade para repensar a infraestrutura geológica da cidade, mas também a sua vida e cultura urbana, bem como o acesso à natureza que o rio Arade e as ribeiras do Enxerim e da Caixa d’Água proporcionam.

As grandes obras dos últimos vinte anos (Polis e reabilitação urbana), junto ao castelo e nas margens do rio Arade, trouxeram turistas à cidade, mas também novos e velhos residentes que encontraram qualidade ambiental, a saúde e o bem estar. Para a cidade do grés, para além dos geosítios, das pedreiras, dos menires e do lince, esta é uma oportunidade para abordar a regeneração do espaço urbano-rural. A hidrografia do rio Arade é a oportunidade de interligar equipamentos como o parque desportivo da cidade e o Bairro do Enxerim, à ponte romana, e à Cruz de Portugal. Um percurso com 3km de forte caracter lúdico mas também urbano rural onde o comercio e a restauração que no passado privilegiaram a proximidade do itinerário da EN124 estão hoje comprometidas com a transição ecológica e economia circular. Para além dos turistas que Silves poderá receber em 2022 com a reabertura do Mercado Municipal, a transformação do território urbano rural tem condições para atrair massa critica à cidade e mão de obra qualificada nos sectores da tecnologia e industrias criativas, em especial os que procuram viver mais perto das cadeias naturais de transformação.

Oficina Educativa, anos 60, Abicada, Francisco Oliveira

Silves deve apostar na conectividade entre programas e equipamentos, usando a sua estrutura ecológica, a hidrografia do rio e ribeiras. Como cidade sustentável e pioneira da consciência ambiental na região, a infraestrutura urbana de Silves deve promover os valores da biodiversidade, da saúde e bem estar em todos os aspectos do seu território. Se considerado neste âmbito, o aspirante a geoparque pode abrir caminho para a regeneração urbana do tecido periférico ao longo do rio Arade a jusante, num esforço que Silves pode e deve partilhar com os municípios vizinhos de Monchique, Lagoa e Portimão.

Tendo como exemplo a futura dinâmica dos Mercados Municipais de Silves e Messines, o aspirante a geoparque é a oportunidade para promover novos produtos, hábitos de consumo e comportamentos. Para que tal aconteça, partindo do recém inaugurado mercado de Silves, podemos olhar para as explorações hortícolas ao longo do rio e facilitar a conectividade pedonal e ciclável. Um potencial para unir equipamentos públicos, produtores e áreas de produção, e interligar uma rede maior de espaços públicos dentro da cidade, formando relações mutualísticas entre as diversas instituições da cidade e áreas de importância ecológica, cultural e social em prol de um ecosistema mais rico e biodiverso. Motivação que poderá desbloquear o acesso e recursos, mas mais importante, uma troca dentro de uma rede que há muito está inativa.

Tempo: o melhor presente para os filhos
Algarvensis
A urgência da participação jovem nas urnas
Exatamente
A grande ausente
TAGGED:cidadeGeoparque AlgarvensisRicardo CamachorioSilves
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
PorRicardo Camacho
Ricardo Camacho é arquiteto com prática profissional em Portugal e no Médio Oriente, e foi professor na Universidade do Kuwait e na Northeastern University em Boston. Licenciado pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, MArch II na Graduate School of Design, da Universidade de Harvard, e candidato a doutoramento pela Universidade de Coimbra, foi co-curador do programa “Habitar Portugal 2006/2009” como comissário do Sul e curador da primeira representação do Kuwait na Bienal de Arquitetura de Veneza. É co-autor de dois volumes “Modern Architecture Kuwait 1949-1989”, Niggli 2016 e 2018, "PanArab Modernism 1968-2018: The History of Architectural Practice in the Middle East", Actar 2020 e é colunista regular do diário local 'Arab Times'. Foi nomeado para o prémio Aga Khan para a Arquitetura AKAA, ciclo 2014-2016 com o projecto AlShaheed Park no Kuwait.
Artigo Anterior Horóscopo semanal, por Maria Helena
Próximo Artigo COVID-19 – Algarve tem 432 novos casos
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Rua cortada ao trânsito em Pêra
Concelho
Corte de água no Cerro de São Miguel, em Silves
Concelho
Tomada de posse da Câmara e Assembleia Municipal de Silves
Autárquicas 2025 Política Sociedade
Silves entre os concelhos do Algarve com rendas mais caras
Economia Economia & Emprego
Cancro do Pâncreas: Uma Batalha Contra o Silêncio
Saúde & Bem Estar Vida

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?