Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Carlos Osório
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Redes Sociais
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Opinião

Redes Sociais

Francisco Martins
Última Atualização: 2019/Jun/Ter
Francisco Martins
7 anos atrás
PARTILHE

O 25 de Abril de 1974 e a revolução dos cravos trouxe a liberdade de expressão, de opinião e de imprensa que são pilares fundamentais e imprescindíveis numa Democracia (política) que para ser plena de conteúdo deve integrar a Democracia Económica e Social, sob pena da própria Democracia, no seu todo, não resistir, subsistir e consolidar-se, à luz dos legítimos anseios e expetativas da sociedade.

Vem o intróito a propósito das inúmeras opiniões que só muito benignamente assim poderão ser consideradas, que são veiculadas através das redes sociais (Facebook, WhatsApp, Instagram, Twitter), e por vezes, também na imprensa escrita (reporto-me neste artigo à sua dimensão local), recheadas de superficialidade, disparate, boçalidade, incorreto tratamento da língua portuguesa ou gritante desconhecimento das matérias abordadas.

Constatamos o mau uso das tecnologias e das extraordinárias potencialidades das ferramentas da internet, comunicando e trocando “ideias” ao estilo das fake news (notícias falsas), sem cuidar da verdade dos factos, escrevendo depressa e mal “da boca para fora”, semeando a iliteracia e o preconceito, a demagogia e a irresponsabilidade, promovendo agendas partidárias e ódios de estimação.

Causa estupefacção a participação ativa de alguns indivíduos, que tendo passado pelas cadeiras das universidades, supostamente mais preparados do ponto vista científico, cultural, ético e comportamental, não se diferenciem dos demais, que não almejaram os referidos níveis de educação formal. São desinteressantes, para não dizer outra coisa, as discussões ligeiras travadas nas redes sociais onde os intervenientes, frequentemente, se quedam pela leitura dos títulos das notícias, sem cuidarem de ler os textos na sua plenitude ou quando por outro lado se pronunciam sobre assuntos sem o mínimo conhecimento de causa, chegando invariavelmente a conclusões precipitadas e desajustadas … ao invés de uma comunicação saudável e civilizada entre indivíduos, baseada no conhecimento e marcada pela troca livre de argumentos, nalgumas ocasiões, provavelmente próximos e consensuais, noutras, eventualmente, salutarmente divergentes, que contribuiria para a inclusão digital, a democratização da informação e a divulgação do conhecimento, ajudando a decifrar problemáticas, ajudando a corrigir e a deslindar novos caminhos e soluções, e influenciando a mudança de políticas, medidas ou atitudes, num debate desejavelmente aberto, crítico e construtivo.

Nos dias de hoje não é despicienda a importância das redes sociais dado que já representam a principal fonte de notícias que são lidas, vistas, comentadas e partilhadas pela grande parte dos consumidores.

No contexto da imprensa local e em contraponto com o criticável funcionamento das redes sociais, sobressai o mensário “Terra Ruiva” com publicação impressa e publicação digital dos principais conteúdos, representando uma “pedrada no charco” no panorama concelhio, que se diferencia pela qualidade da informação e profissionalismo, não obstante, integrar uma estrutura associativa sem fins lucrativos e um dos segredos do sucesso assentar numa boa dose de trabalho pro bono, desde há 19 anos consecutivos.

A democracia participativa também tem as suas obrigações. Antes de exigirmos aos outros é bom que sejamos também exigentes e rigorosos com nós próprios. Nas redes sociais ou na imprensa escrita impõe-se uma postura intelectual séria e o respeito pelos outros.

Total Views: 0
Quando viver deixa de ser habitar o momento
A revisão do PDM e os espaços desportivos em Messines
Antes do Mundial, Silves já era cromo
Vila de Silves
Sacrifício para os de baixo, privilégios para os de cima
TAGGED:Francisco Martinsredes sociais
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
PorFrancisco Martins
Follow:
Natural de S. Bartolomeu de Messines, nascido em 1957. Licenciado em Economia, Membro Efetivo da Ordem dos Economistas. Professor e vice-presidente da Escola Secundária de Silves; vereador permanente e não permanente da Câmara Municipal de Silves (eleito da CDU); dirigente associativo em várias entidades. Fundador do Terra Ruiva.
Artigo Anterior O Estado do Município- Assembleia Municipal Extraordinária com pouco debate e muita confusão
Próximo Artigo Biblioteca de Praia já está em Armação de Pêra
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Trabalhos de revisão do PDM de Silves identificam cerca de 1.600 atividades económicas nas sedes de freguesia
Concelho Economia Economia & Emprego
“Goodbye Summer” 2026, no Enxerim
Lazer Sociedade
“Your Inner Gaia”, com 30 jovens europeus, em Alcantarilha
Educação Sociedade
III Torneio da Serra ao Mar, em Silves
Desporto
Dia do Município de Silves 2026 celebrado com fotografia, música, poesia e homenagem aos Bombeiros de Silves
Concelho

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?