Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Carlos Osório
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Dezembro
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Opinião

Dezembro

António Guerreiro
Última Atualização: 2017/Dez/Qua
António Guerreiro
9 anos atrás
PARTILHE

Aí está ele, o mês de dezembro. O mês dos dias pequenos e, em consequência, das noites grandes, o mês do meu aniversário, da dádiva natalícia e da despedida do calendário.
Recordo aqueles calendários do mês de dezembro, em geral, apenas até ao dia de natal, em que, em cada dia, existia uma janelinha com um número e uma decoração e, por detrás da respetiva portada, de cada uma das aberturas, um pequeno bombom quadrangular, com uma espessura mínima, embrulhado numa pratinha colorida. Esses calendários eram tão bonitos que dificilmente se destapava cada dia e se comia o respetivo chocolate, antes da época natalícia.

Tudo parecia ingenuamente simples e pequeno, como se os próprios chocolates fossem sempre minúsculos e apresentáveis em formas elegantes.

Os invólucros prateados, com formas coloridas, prolongavam o pobre natal, muito para além do dia vinte e cinco de dezembro, enfeitando um livro ou um caderno escolar, após serem alisados com todo o cuidado do mundo. Nessa pequeníssima coleção de chocolates, gulosamente recebida no dia de natal, existia sempre um pai natal em chocolate, oco e quebradiço, e uma sombrinha maciça, simplesmente deliciosa, em chocolate de leite.
Os guarda-chuvas abrigavam-nos da água, no caminho para a escola, com um barranco ao fundo, inundado de esgotos e do sangue dos animais que, em dor, berravam no matadouro, gerando em nós uma total indiferença perante a morte. Animais de algum porte, como as vacas ou mesmo os porcos, entravam no matadouro e eram esquartejados, ali mesmo, e os dejetos atirados para a pequena corrente de água que enlameava as nossas botas de borracha. Eram as férias do natal e o meu aniversário, simbolicamente vivido com um quinhão de bolos caseiros, vendidos em pequenas fatias de pão-de-ló, e de bolos secos de amêndoa.

Tudo simples, subíamos às cadeiras, na batida da meia noite, para crescermos, mais um pouco, e batíamos tampas de panelas para anunciar o ano seguinte e, de novo, voltávamos à escola. Para mim, essa escola primária era universal, a outra, a secundária, não, isso eu já sabia. Quando fui à inspeção militar, tinha dezanove anos, dos quase duzentos mancebos, desse dia, a nossa instrução descrevia uma inquietante continuidade entre os quatro jovens que tinham o ensino secundário e os outros quatro que não sabiam ler nem escrever. Nesse dia descobri que nem a escola primária era universal.

Gosto do mês de dezembro, o mês em que início sempre novos ciclos de vida. Neste momento tudo é diferente, os chocolates e demais doces são proibitivos, as carnes vermelhas, por vezes, sempre com muito verde das saladas ou vegetais, o álcool ou bebidas açucaradas, ainda bem que existe o imposto.

Neste feliz mês de dezembro, muda a folha do calendário, até janeiro de 2018.

Total Views: 0
Vila de Silves
Sacrifício para os de baixo, privilégios para os de cima
Lucros versus Populações
Algoritmo
Dia Mundial de Mim
TAGGED:António Guerreirodezembro
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
PorAntónio Guerreiro
Natural de Silves, nascido em 1962, é doutor em Educação Matemática, professor e diretor da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Os seus interesses atuais nos tempos livres são a escrita, a leitura e a fotografia.
Artigo Anterior Colocação de sinalética urbana em Silves
Próximo Artigo Grupo de Teatro Sénior de Silves, Entre o passado, o presente e muita coragem
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Arraial do Petisco 2026, em Pêra
Lazer Sociedade
Grupo de Teatro Sénior de Tunes apresenta espetáculo
Cultura Sociedade
Noite de música com Zé Tó & DJ Andrés, na Sociedade de Messines
Lazer Sociedade
Silves acolhe a 1ª edição da Maratona Summer Cup Fut 7
Desporto
Noite Tropical em Alcantarilha
Lazer Sociedade

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?