Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: O canto da formiga
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Editorial

O canto da formiga

Paula Bravo
Última Atualização: 2017/Jan/Dom
Paula Bravo
9 anos atrás
PARTILHE

Ai cantaste durante o verão? Então dança agora, disse a formiga para a cigarra, na fábula de João de Deus. A cigarra levara o verão a cantar, a formiga passara os dias a trabalhar, pensando no duro inverno que se aproximava. E quando a cigarra pediu ajuda à formiga, foi essa a resposta que ouviu.
Claro que hoje, nos dias do politicamente correto, a formiga repartiria com a cigarra os frutos do seu trabalho, porque, afinal, cantar também é trabalho que deve ser recompensado. Mas não à custa do formigueiro! – diria a formiga de João de Deus…

Confesso que é nesta formiga que penso quando entro, pela primeira vez em muitos meses, no edifício da Câmara Municipal de Silves, em vésperas de final de ano. Há uma funcionária à entrada, pergunta se pode ajudar, orienta as pessoas na direção do serviço que pretendem, para os balcões remodelados onde são acolhidas por funcionários fardados… Surpreende-me o ar limpo, branco e moderno das instalações do antigo edifício, o tipo de acolhimento.

Mas há de facto um trabalho de formiguinha infatigável que tem vindo a ser desenvolvido e no qual, em consonância com a natureza desse trabalho, quase ninguém repara. Refiro-me aos sucessivos regulamentos que têm vindo a ser criados e atualizados, com incidência em praticamente todas as áreas da vida económica e social do Município de Silves.
Salvo erro na contagem há oito novos regulamentos em vigor, que organizam e gerem sectores que vão desde a Feira Medieval, ao apoio social a pessoas e famílias carenciadas, ou à prática de caravanismo. Muito importantes para o dia a dia de munícipes e empresas são os novos regulamentos de urbanismo e edificação, as tarifas e preços do Município de Silves e o de taxas e licenças, que apostam na dinamização económica, baixando os preços praticados anteriormente. Também não é de desdenhar a importância dos regulamentos para a venda ambulante e para a ocupação do espaço público e publicidade.
O ano de 2016 fica assim marcado por esta atividade quase silenciosa, de criação de regulamentos que não existiam (como o de tarifas e preços do Município, ou do caravanismo); e substituição de velhos regulamentos datados de 1998 (como o da venda ambulante e o da ocupação do espaço público); ou ainda a concentração num só documento de regulamentos dispersos que regulavam a mesma atividade (como no caso dos anteriormente citados).
Desfasados da realidade social e económica do concelho, da região e do país, e até em discordância com a legislação entretanto produzida, os regulamentos existentes no Município de Silves tinham parado no tempo. Era essencial que isso fosse alterado e o ano que passou foi realmente de viragem total nesse aspeto.
Porém, à generalidade dos cidadãos passará desapercebido este trabalho de formiga infatigável, desenvolvido pelo atual executivo camarário. E é praticamente normal que assim seja. Em muitas áreas da nossa vida pessoal e profissional só valorizamos as pessoas ou o seu trabalho quando precisamos ou quando isso nos afeta diretamente.

Mas tem havido uma formiguinha a refletir na organização do trabalho do Município, nos objetivos a alcançar, no trajeto a percorrer. E há um trabalho consubstanciado em centenas de páginas que organizam, remodelam, reformulam, modernizam e ajustam.

É caso para dizer que a formiga também canta.

Total Views: 0
A informação local pela verdade
Cidadania espetadora
E se fosse a tua mãe? E se fossem os teus filhos?
O admirável negócio da doença
Motivação 2026
TAGGED:editorialPaula Bravo
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
PorPaula Bravo
Natural de S. Bartolomeu de Messines, nascida em 1963. Licenciada em Comunicação Social. Desde 1986, trabalhou em vários órgãos de comunicação nacionais e regionais. Dirigente associativa. Fundadora e diretora do Terra Ruiva desde abril de 2000.
Artigo Anterior Crédito Agrícola de Silves entregou prémios a melhores estudantes
Próximo Artigo Corrida das 4 Estações em Silves
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Vacinação de Canídeos no Concelho de Silves
Concelho
Música para Crianças, na Biblioteca Municipal de Silves
Cultura Sociedade
Primavera à mesa: o que devemos mesmo comer nesta altura?
Opinião Saúde & Bem Estar Vida
Festa do Vizinho e Caminhada na Azilheira, São Marcos da Serra
Lazer Sociedade
Câmara Municipal de Silves está a contratar
Economia Economia & Emprego Emprego

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?