Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Carlos Osório
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: PÁGINA ABERTA: A penúltima casa
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Página Aberta

PÁGINA ABERTA: A penúltima casa

Terra Ruiva
Última Atualização: 2020/Abr/Qua
Terra Ruiva
6 anos atrás
PARTILHE

A penúltima casa

Dedicado ao meu irmão José dos Reis Vieira

Acordou cedo. Pela semiobscuridade do quarto apercebeu-se da antecipação da hora, não havia sinais dos dias crescidos e luminosos do Verão. Ergueu a mão sobre a mesa-de-cabeceira, procurou o candeeiro e acendeu a luz.
De repente, não era mais uma vaga percepção, mas a nítida clarividência de uma nova realidade. Estava numa outra casa, num lugar estranho. No começo de tudo o que está ainda por conhecer. Ao levantar-se, o corpo dorido acusou marcas recentes que a memória dificilmente tentava associar: não chegou a perceber bem, foi tudo tão rápido e confuso, a ambulância, o hospital, a vida a esvair-se, a ficar suspensa na inconsciência e finalmente a vitória sobre a morte.

– Um homem de sorte – comentaram as pessoas que souberam do sucedido; familiares, amigos e conhecidos vieram visitá-lo. O filho a viver na América atravessou o Atlântico para o ver, desta vez não repetiu o que dissera em anteriores visitas. Era demasiado tarde, olharam-se em silêncio, ambos sabiam que nada voltaria a ser como dantes. O filho, antes de partir, cuidara de tudo; obtidas as necessárias referências, deixara-o instalado numa boa casa de repouso. Seria apenas o tempo de recuperar e qual seria o tempo de recuperação? – perguntava-se o velho, deslizando pelas paredes nuas do quarto o olhar triste. Não havia uma certeza, alguns meses – dissera o médico.

Quem sabe, às vezes a natureza consegue ludibriar os racionais vatícinios da ciência, neste momento muitas dúvidas e incertezas povoavam-lhe o espírito. Estava cansado. Não tinha mais poder de decisão sobre a sua vida, só lhe restava aguardar os insondáveis desígnios de Deus. Olha agora, demoradamente, as fotos da família sobre a mesa-de-cabeceira e recorda tudo o que deixara para trás na pequena cidade à beira rio.

A casa vazia, as toalhas, as loiças, os vidros e os talheres fechados no silêncio dos armários; o gato não espreita, pelo postigo da janela, a nossa presença, o rumor dos passos pela casa, não fareja o aroma da saborosa caldeirada temperada com ervas aromáticas colhidas no quintal. Era sempre depois do almoço, a despedida e o último adeus à porta de casa, o carro a desaparecer na esquina ao fim da rua.

Caminha agora pelo comprido corredor, é o seu primeiro dia, vai devagar, as costas dobradas, um ombro a descair para o lado; a mão sobre a bengala, um passo em frente e outro e outro, cautelosamente, tentando equilibrar-se sobre as pernas. Da sala chega-lhe o aroma do pão fresco e do chocolate quente a fumegar nas chávenas. Sentados ao redor da mesa estão todos aqueles com quem vai partilhar o mesmo espaço. Senta-se no lugar indicado, o mesmo onde irá sentar-se no dia seguinte. Amanhã será o dia seguinte. Hoje é ainda um lugar estranho, onde a presença não toca a normalidade dos dias.

Terminada a pequena refeição, os seus companheiros afastam-se, retomam conhecidos hábitos, alguns formam pequenos grupos, conversam, outros sentam-se silenciosos frente ao televisor e há ainda aqueles que permanecem imóveis em suas cadeiras, olhando sempre em frente para lugar nenhum. Ele fica, permanece sentado, não sabe para onde ir. O presente é ainda um círculo fechado, sem palavras, onde habitam todas as memórias e o futuro um ponto de interrogação desenhado no tempo.

E se o tempo parasse?… Não existisse mais futuro… E ele retido na imobilidade do tempo… Essa ideia assusta-o, de repente o ar torna-se irrespirável, um sufoco, uma tosse seca sacode-lhe o corpo. Não, não é possível, tem de haver uma saída, faz um esforço, levanta-se e nesse preciso momento um fio de luz atravessa o refeitório e desvia-lhe o olhar e o rumo dos passos.

Aproxima-se da porta e olha para o jardim e para lá do jardim toda a paisagem a estender-se até um horizonte longínquo. É um olhar deslumbrado, como se olhasse todas as coisas pela primeira vez; chegam-lhe sons a ressuscitar a inocência poética de aves que cantam e a luz solar aquece-lhe o corpo com o doce e morno afago de sempre. À sombra das acácias, alguém lê um livro, parece-lhe uma delicada cabeça feminina, à distância não consegue definir-lhe os traços de beleza ou passagem do tempo.

Está sentada numa cadeira de rodas, o busto inclinado sobre o livro. Ele aproxima-se, tem vontade de dizer-lhe bom dia e ficar aguardando o que vier depois. Desiste, não quer ser importuno, não tem pressa, sabe que ela, aquela suave presença humana, está por perto. Recomeça a andar, os passos são lentos, tímidos, mas ganham alento; sabe que terá de aprender e ainda está no começo, vai devagar pela sombra das buganvílias, vai descobrindo novas sensações e pensamentos.

 Texto de Maria de Lurdes Águas Vieira

Total Views: 0
Entrevista a Fernando Martins: “Este prato surgiu com a tradição da zona”
PÁGINA ABERTA: Política Fiscal do Município de Silves: Servir todos e não apenas alguns
PÁGINA ABERTA: Se reside em Silves está (e tem estado) a perder dinheiro
Formação de Públicos- “A compaixão e a educação são as únicas vacinas para a humanidade”
PÁGINA ABERTA: Recordando Bento de Jesus Caraça
TAGGED:A penúltima casaMaria de Lurdes Águas VieiraPágina Aberta
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
Artigo Anterior MEMÓRIAS: Os “Onze Estrelas”
Próximo Artigo Praias irão ser condicionadas
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Museu Municipal de Arqueologia celebra aniversário com programa próprio
Cultura Sociedade
GNR alerta para burlas de “falsos acidentes” – esquemas lesam vítimas em mais de 72 mil euros só no primeiro semestre
Pessoas Vida
Seminário «O Futuro da Agricultura Algarvia na Próxima Década» reúne setor para debater desafios e oportunidades
Economia Economia & Emprego
Sessão da Assembleia Municipal de Silves no dia 31 de agosto
Política Sociedade
Corte de rua em Pêra
Concelho

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?