Na Loja Social e Sustentável “M Social”, o valor obtido com a venda das roupas é destinado a apoiar pessoas com dificuldades sociais e/ou de saúde mental, proporcionando-lhes experiências e atividades que promovam o seu bem-estar e integração.
Este projeto visa oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal, além de dar resposta a necessidades básicas da comunidade, contribuindo também para o combate ao isolamento e à exclusão.
Inaugurada a 19 de maio, no Mercado Municipal, a loja ocupa a Loja nº 4, cedida temporariamente pela Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines. A localização permite um acesso facilitado a toda a população da freguesia e arredores, tornando-se um ponto de encontro entre quem precisa e quem pode ajudar.
A loja funciona às segundas, quartas e quintas-feiras, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 15h30, sendo gerida por voluntários da Casa do Povo de Messines.
A dinamização está também a cargo da Casa do Povo de Messines, através dos programas USO e EAD Sorrir M, que promovem iniciativas para pessoas com vulnerabilidades sociais e mentais
Como explicado por uma das voluntárias, Melissa Mealha ,o apoio é dirigido a famílias sinalizadas por entidades locais ou que solicitam ajuda diretamente, sendo dada prioridade a situações urgentes ou de maior fragilidade: “desde a abertura da loja que percebemos que realmente vamos conseguir fazer algum dinheiro para criar esse fundo e para poder apoiar outras famílias que precisarem da nossa ajuda”.

Nesta loja, vende-se roupa em bom estado a preços simbólicos, promovendo a reutilização e o alargamento do ciclo de vida das peças, contribuindo para a proteção ambiental.
Os cidadãos podem entregar donativos como roupas, calçado, brinquedos, livros e artigos para o lar. Além disso, todos são convidados a colaborar como voluntários, ajudando na triagem, organização e distribuição dos bens ou participando em campanhas de angariação e sensibilização.
A loja promove ainda parcerias com empresas, escolas e outras entidades para a recolha de bens ou fundos, reforçando a rede solidária da freguesia. Esta cooperação permite apoiar, de forma mais eficaz e célere, famílias em situações de emergência ou com carências habitacionais e de saúde.
Além da vertente de venda, a loja dispõe de um espaço de apoio social. Quem precisar de orientação pode dirigir-se aos técnicos da Casa do Povo, que encaminham os casos para os recursos adequados, dentro ou fora da instituição, garantindo uma resposta ajustada à necessidade.
Para mais informações ou para colaborar, os contactos são: telefone 282333130 e email geral@casapovomessines.pt.
A participação da comunidade — através de donativos, voluntariado ou divulgação — é essencial para o crescimento e continuidade deste projeto. A “M Social” não é apenas uma loja. É um espaço solidário onde se constroem oportunidades, se promove a inclusão e se reforçam os laços de uma comunidade unida em torno do cuidado com o próximo e com o planeta.
Texto e Fotos: Lara Coelho
(Estagiária da ESS)









