Silves é um dos 16 concelhos do país onde serão celebrados contratos de arrendamento voluntário no âmbito do Programa Mais Habitação.
A lista dos 16 concelhos foi divulgada pelo Ministério da Habitação, ao jornal Eco, e no Algarve inclui os concelhos de Silves, Tavira, Vila do Bispo e Portimão.
Nos 16 concelhos abrangidos estarão disponíveis 320 imóveis que o Estado vai arrendar voluntariamente a privados para depois subarrendar a famílias. As tipologias variam de T0 a T5 com os inquilinos a pagar entre os 250€ e 900€, enquanto o Estado paga entre 400 e 2.200 euros aos proprietários.
Segundo as regras divulgadas em maio pelo Governo, estas casas serão atribuídas por sorteio e estes contratos têm, em regra, a duração de cinco anos, não podendo ter uma duração inferior a três anos.
A medida é dirigida aos jovens até aos 35 anos, a famílias monoparentais e famílias com quebras de rendimentos superiores a 20% face aos rendimentos dos três meses precedentes ou do mesmo período homólogo do ano anterior.
São elegíveis:
- os agregados de uma pessoa cujo rendimento anual bruto máximo seja igual ou inferior ao 6.º escalão do IRS, ou seja, até 38.632 euros brutos anuais ou 2.759 euros brutos mensais;
- agregados de duas pessoas cujo rendimento anual bruto máximo seja igual ou inferior ao 6.º escalão do IRS, acrescido de dez mil euros;
- as famílias maiores cujo rendimento anual bruto máximo seja igual ou inferior ao 6.º escalão do IRS, acrescido de dez mil euros, e de cinco mil euros por cada pessoa adicional.








