Praias do Concelho com bandeiras azuis e douradas

As praias do concelho de Silves, em Armação de Pêra e Pêra (Praia Grande), voltam a ter hasteada a Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, como comprovativo da qualidade. Terão também a Bandeira Dourada, atribuída pela associação Quercus.

Este ano, são 394 praias costeiras e 47 praias fluviais que têm a Bandeira Azul. No Algarve são 85 os galardões azuis distribuídos.

Na época balnear 2023, a Quercus atribuiu o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” a 394 praias nacionais, menos 46 do que em 2022. Das 394 praias galardoadas, 328 são costeiras, 56 interiores e 10 de transição.

Todas as regiões do país apresentam descidas no número de praias distinguidas, sendo a Região Norte a que registou a maior queda.

No que se refere a distinções relativas à qualidade das praias, o concelho de Silves ficou de fora, juntamente com Lagos, Portimão, Lagoa, Loulé, Olhão e Castro Marim, da lista de praias com Zero Poluição, elaborada pela associação ZERO. Uma praia ZERO Poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares

Segundo explica a associação, o facto de não estar incluída na lista, não significa que a praia não tenha uma qualidade de água excelente, mas basta ter havido uma única análise onde foi detetada a presença de microrganismos, mesmo que muito longe do valor-limite, para deixar de poder ser considerada praia ZERO Poluição.

Este verão foram anunciadas 58 praias ZERO poluição em Portugal. Os concelhos com maior número de praias ZERO poluição são Albufeira e Aljezur com cinco praias, Tavira com quatro e Alcobaça, Faro, Porto Santo (Madeira), Sesimbra, Vila do Bispo e Vila do Porto (Santa Maria, Açores) com três.

A cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul decorreu na Praia do Mar, nas Caldas da Rainha, no dia 1 de junho.  Em Silves, isso ocorrerá no dia 21 de junho.

 

 

 

Veja Também

Manuel João Vieira, no Lado B, em Silves

O LADO B vai regressar no dia 03 de maio, pelas 21h30, com Manuel João …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *