Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Carlos Osório
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Sismo registado junto a Albufeira
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Ambiente & CiênciaSociedade

Sismo registado junto a Albufeira

Terra Ruiva
Última Atualização: 2019/Set/Sex
Terra Ruiva
7 anos atrás
PARTILHE

Um sismo de magnitude 3.7 (Richter), com o epicentro localizado a cerca de 95 quilómetros a sul-Sudoeste de Albufeira, foi esta tarde (dia 13 de setembro), pelas 14h10, registado nas estações da Rede Sísmica do Continente.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera não há indicações de que o sismo tenha sido sentido pela população. Nas redes sociais há pessoas a contar que ouviram uma espécie de “trovão” mas não se sentiu nenhum abalo.

Tertúlia na Sociedade de Messines com o tema “Aves da Minha Terra”
Música para bebés, na Biblioteca de Silves
Diogo Batáguas com espetáculo em Pêra
A Lua sobre Armação de Pêra – Silves no I Festival do Algarve de 1964
Teatro Sénior de São Marcos da Serra apresenta espetáculo em Silves
TAGGED:AlbufeiraIPMAsismo
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
Artigo Anterior Atletas do Atletis com boas prestações no Campeonato da Europa de Masters
Próximo Artigo Exposição sobre Combatentes da I Guerra Mundial, em Messines
1 comentário
  • José Domingos diz:
    13 de Setembro, 2019 às 20:33

    A sismologia, face aos avanços registados noutras ciências, pode dizer-se que está ainda numa fase de desenvolvimento algo incipiente, em termos da fraca capacidade de previsão dos terramotos.
    É, contudo, uma ciência aliciante e desafiante, como tudo, aliás, o que se prende com os temas da Geologia, “latu sensu”.
    A Natureza mantém ainda no segredo dos deuses, como costuma dizer-se, o quando, onde e em que grau de intensidade decidirá desencadear os seus destrutivos sismos.
    A descoberta das Placas Tectónicas marcou, porém, um inegável avanço no conhecimento das zonas, onde, com maior eventualidade, esses fenómenos ocorrerão.

    Neste âmbito, a nossa província, o Algarve, regista a proximidade de um vizinho geológico, muito pouco amigo, escondido sob as águas do Atlântico, que tem sido réu confesso e pertinaz dos maiores desastres naturais, que a têm fustigado, ao longo dos séculos : o Banco Gorringe, um ilustre desconhecido para muitos de nós, mas não tanto pelos seus efeitos, situado a sudoeste do Cabo de São Vicente, a cerca de 200 quilómetros do mesmo, na nossa Zona Económica Exclusiva, constituindo, provavelmente, a maior montanha nacional, com os seus 5000 metros, a partir do fundo marinho – um enorme desfiladeiro ou, em linguagem mais consagrada, “canyon” -, até aos 25 metros abaixo da superfície marinha.

    Esta personagem regista, no seu activo, entre outros episódios destrutivos, muito possivelmente, também, o Terramoto de 1755, que destruiu Lisboa e a costa algarvia e comoveu meia Europa, tal a sua violência.
    Data do início do século XIV – altura em que foi iniciado o seu registo – a memória de vários terramotos, na zona meridional do território nacional, designadamente no Algarve, cuja origem é assacada a esta falha tectónica Açores-Gibraltar, que separa a placa Euro-asiática da placa Africana, o último dos quais de memória bem recente em todos nós, em 1969.

    O ditado diz “não há bela sem senão”, que, aqui, poderemos replicar, mas ao contrário, visto que o Banco Gorringe constitui um fantástico ecossistema, pela enorme diversidade de espécies, a que dá abrigo.
    A Natureza é assim : carece apenas que a compreendamos e a respeitemos na sua grandeza de mãe de todos nós, pelo que faz todo o sentido o princípio de que “se quiseres dominar a Natureza, deves obedecer-lhe”.

    Resta acrescentar que o Banco Gorringe deve o seu nome ao capitão Henry Gorringe, que o descobriu, em 1875, quando integrava uma expedição norte americana, que explorava as águas portuguesas.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Subida Impossível tem abertas as inscrições
Desporto
Bombeiros de Silves condecorados pelo presidente da República
Concelho
Feira de Todos os Santos em Silves
Concelho
Horóscopo semanal, por Maria Helena Martins
Astrologia Vida
ALGARVE 2030- tem de executar 58 milhões de euros até ao final do ano
Economia Economia & Emprego

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?