A Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Algarve (BIBAL) lança hoje, dia 10 de junho, o Catálogo Agregador Regional, uma plataforma que agrega os catálogos das bibliotecas municipais algarvias e da Biblioteca da Universidade do Algarve, permitindo a pesquisa integrada dos recursos documentais disponíveis na região.
A aquisição e implementação da plataforma foram promovidas pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, através de uma candidatura ao PRR, no âmbito da estratégia de modernização e transformação digital dos serviços públicos.
Através desta ferramenta, os utilizadores poderão localizar livros, publicações periódicas, documentos audiovisuais e outros recursos existentes na rede, beneficiando de uma pesquisa mais simples, abrangente e eficiente.
O Catálogo (disponível em https://bibliotecas.amal.pt) promove, ainda, uma maior visibilidade e valorização do património bibliográfico regional.
Para a AMAL “este projeto constitui um importante passo na modernização e transformação digital das bibliotecas do Algarve, reforçando a cooperação entre municípios e instituições parceiras, e contribui para a democratização do acesso à cultura e ao conhecimento. O Catálogo Agregador Regional, que já estava disponível ao público há vários meses, mas em fase de testes, reforça o compromisso da BIBAL e da Universidade do Algarve com a inovação, a cooperação institucional e a prestação de serviços cada vez mais próximos e acessíveis aos cidadãos.”
No âmbito do PRR (na vertente Redes Culturais e Transição Digital), a Comunidade Intermunicipal do Algarve celebrou um contrato de financiamento com o GEPAC (Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais) para um investimento que permitiu a aquisição de 187 equipamentos informáticos, bem como a aquisição de serviços e a implementação deste Catálogo Agregador para as 12 bibliotecas da BIBAL, que integram, em simultâneo, a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas , e que são as bibliotecas de Albufeira, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António.
Estas aquisições representaram um valor total de cerca de 200 mil euros (financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
As bibliotecas têm um papel fundamental na sociedade e são o garante do acesso gratuito à informação. São equipamentos culturais e educativos dos municípios de cuja missão se realça a promoção da literacia e a formação ao longo da vida, contribuindo para a sinergia necessária para o desenvolvimento harmoniosos das comunidades e para a salvaguarda do património histórico, literário e intelectual, contido na bibliografia e outros recursos organizados e disponibilizados aos utilizadores.
Também com o apoio e suporte técnico das bibliotecas municipais foi possível a criação da rede de bibliotecas escolares, que tão importantes se têm mostrado para a comunidade.
Atendendo à importância do trabalho colaborativo em domínios de interesse comum e visando o desenvolvimento estratégico da região no que se refere a serviços de biblioteca, foi, em 2018, constituída a BIBAL – Rede de Bibliotecas do Algarve, formalizada através da assinatura de um Acordo de Cooperação pelas autarquias representadas na Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL, em parceria com a Biblioteca da Universidade do Algarve e a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB).
A Rede, que integra 25 bibliotecas municipais, 3 bibliotecas itinerantes e 3 bibliotecas universitárias, visa a cooperação entre as diferentes entidades tendo como finalidade o desenvolvimento de serviços em rede, numa lógica de partilha e optimização de recursos, visando a oferta de serviços comuns para a comunidade intermunicipal e a prestação de um serviço público de qualidade.









