Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Brincar é um direito
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
PsicologiaVida

Brincar é um direito

Helena Pinto
Última Atualização: 2019/Jun/Ter
Helena Pinto
7 anos atrás
PARTILHE

Na edição deste mês, e tendo em atenção que terminámos maio com a celebração do Dia do Brincar e iniciámos junho com o Dia Mundial da Criança, dedicarei este pequeno espaço à partilha de algumas ideias sobre a importância do brincar.

Vivemos num mundo demasiado focalizado no sucesso académico, despejando conteúdos atrás de conteúdos, em aulas que se tornam pouco motivadoras e onde o sentido do que se aprende não encontra muitas vezes reflexo na vida quotidiana. Mas aprender não se faz apenas através da assimilação de conteúdos numa sala de aula, sem espaço para pensar e sem aprender a pensar sobre as coisas. Perdem-se muitas oportunidades de aprendizagem quando retiramos tempo para brincar às nossas crianças.

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança e não apenas um momento de entretenimento. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, descobre possibilidades, desenvolve relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. É através do jogo que a criança aprende a compreender o mundo à sua volta, que aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. É através da brincadeira que aprendemos a falar e a desenvolver a linguagem, a habilidade motora, a capacidade de raciocínio. A brincadeira em grupo favorece princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras, a consciência dos limites, o respeito pelo outro. O jogo é uma forma da criança se expressar, de manifestar os seus sentimentos e emoções.

Nesta descoberta do seu mundo e do mundo que a rodeia, é através da brincadeira que a criança estabelece a sua rede de relações e suporte, estabelece os seus vínculos e padrões de comportamento. Através do jogo de imitação a criança aprende a organização do mundo adulto, descobre potencialidades, aprende a conhecer-se melhor. A criança que teve tempo para brincar, teve a oportunidade de descobrir a sua identidade – “quem sou eu e quem é o outro”

Em cada fase do desenvolvimento, a criança tem necessidades e habilidades diferentes, por isso o importante é escolher o tipo de brinquedo que mais se adequa à fase de desenvolvimento para que possa existir uma consonância entre as suas capacidades e o estímulo que lhe está a ser dado. Brincar é algo aprendido, que permite perceber a diversidade e ajudar a construir um ser humano mais flexível. Brincar, e sobretudo o brincar livre, é um direito que não pode ser esquecido, fundamental no processo de desenvolvimento de qualquer pessoa, abrindo todo um mundo de possibilidades.

Uma brincadeira rica é a brincadeira que permite a criatividade e a exploração do mundo e não deve ser excluída do currículo escolar, mas sim usada como um recurso pedagógico, para a elaboração de estratégias para alcançar resultados de forma satisfatória, através do desafio, do despertar da curiosidade e da vontade de saber.

“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do Homem.” –

Carlos Drummond de Andrade

Total Views: 0
Horóscopo para o mês de junho, por Maria Helena
Ser Pai/ Ser Mãe Hoje – Entre o mundo digital e a responsabilidade de educar
Primavera à mesa: o que devemos mesmo comer nesta altura?
Dia Internacional da Tiroide – Até um milhão de portugueses podem ser afetados por doenças da tiroide
Horóscopo semanal, por Maria Helena Martins
TAGGED:brincardireitoHelena Pinto
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
PorHelena Pinto
Follow:
Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta Formadora da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Situação profissional dos Psicólogos; Ética e Deontologia, Intervenção em Situação de Emergência e catástrofe) e Membro do Conselho de Representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Consultora da área da Gestão de Carreira
Artigo Anterior Alteração de trânsito em Silves
Próximo Artigo Campanha da DECO para acabar com beatas na praia
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Um santuário para as aves na freguesia de Messines
Ambiente & Ciência Concelho
Deputados do PS do Algarve querem saber porque circulam comboios a diesel quando linha está eletrificada
Política Sociedade
Corte de luz em Armação de Pêra
Concelho
Greve Geral no dia 3 de junho, esperada forte adesão no Algarve
Política Sociedade
Ação de desbaratização e desratização em todo o concelho de Silves
Concelho

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?