Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Campanha da DECO para acabar com beatas na praia

Campanha da DECO para acabar com beatas na praia

Delegação Regional do Algarve

CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO
No âmbito do projeto “Plástico à Vista! Livre-se Dessa Espécie!”

“Não deite beatas de cigarro para o chão”

A DECO E O CCMAR INFORMAM…

As beatas de cigarros são uma combinação de um filtro de plástico e os restos de cigarros fumados. 12% dos plásticos encontrados nas praias do Algarve são beatas de cigarros e outros itens relacionados com a indústria tabaqueira. Investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) que têm monitorizado a costa Algarvia nos últimos 5 anos encontram uma média de 9 beatas de cigarros a cada 100 metros de praia percorrida durante os meses de inverno e primavera. Nos meses de verão, este número dispara para valores muito mais elevados.

Gerardo Zardi, investigador do CCMAR explica, contudo, que “o aumento de beatas no verão não se deve apenas aos fumadores que fumam na praia, mas também ao maior número de pessoas que se encontram na região Algarve. Grande parte das beatas de cigarros que se encontra nas praias provém de cidades e zonas urbanas até 100 km de distância! São lançadas para o chão, entram nos cursos de água através das sargetas e sistemas de escoamento, e eventualmente vão ter ao oceano.”
As beatas de cigarros são compostas por acetato de celulose, um tipo de plástico, e libertam para o ambiente vários químicos e metais pesados – como chumbo e arsénico (usado para matar ratos) – que são tóxicos para os seres humanos e para a vida selvagem. Segundo estes investigadores, “Infelizmente, encontramos frequentemente beatas de cigarros nos estômagos de aves que vivem na costa do Algarve.

Assim caso seja fumador, tenha o cuidado de não deitar as suas beatas para o chão. Utilize cinzeiros existentes à sua volta ou cinzeiros portáteis que possa levar sempre consigo – não só nas praias, mas em todo o lado.

Veja Também

“3 em Linha-Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar” é tema de seminário

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) promove no dia 16 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *