Uma plataforma insuflável com uma área de mais de 500 m2, a ser instalada durante a época balnear na praia de Armação de Pêra, é o projeto que se encontra em período de Consulta Pública até ao dia 14 de janeiro de 2023.
O processo encontra-se sob a alçada da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos que abriu a Consulta Pública para um pedido de Título de Utilização Privativa do Espaço Marítimo Nacional (TUPEM).
O requerente pretende instalar uma plataforma de diversão insuflável, na praia de Armação de Pêra, junto ao Holiday Inn Hotel, na área não concessionada.
Segundo os documentos que se encontram para Consulta Pública, a área ocupada pelo parque insuflável será de cerca de 540m 2, incluindo a área de segurança delimitada por barreiras e a amarração do parque será concretizada recorrendo a “8 poitas em betão armado”.
O acesso ao parque “é balizado por um corredor de segurança que terá vigilância assegurada pelos Nadadores- Salvadores” e o “parque aquático será cercado por uma vedação, com bóias longas de separação, em todo o seu perímetro”.
O equipamento terá capacidade para 55 utilizadores, e tem “sete unidades principais”: escorrega, trampolim, catapulta, baloiço, torre de escalar, curva canyon e torre para nadador-salvador.
O período de funcionamento será de 1 de junho a 30 de setembro, das 9h às 19h. A venda de ingressos e o atendimento aos utentes será feito no “apoio recreativo” que se localiza no local, do qual o requerente é “detentor da licença”, “não havendo qualquer alteração da ocupação do espaço público no areal”.
O promotor deste projeto, Rui Miguel Sequeira Martins, considera que “este tipo de divertimento é atualmente muito popular um pouco por todo o mundo” e que se justifica num lugar turístico, com “uma praia composta maioritariamente por famílias com filhos menores”.
De referir que os documentos para Consulta Pública encontram-se no site: Participa.pt . https://participa.pt/pt/consulta/pedido-de-tupem-para-instalacao-de-uma-plataforma-de-diversao-insuflavel
As entidades ou cidadãos interessados em pronunciar-se sobre este projeto podem fazê-lo até ao dia 14 de Janeiro.






