O PSD Algarve divulgou um comunicado chamando a atenção para a situação de milhares de alunos algarvios que, de acordo com esta nota, chegam ao fim do segundo período ainda com falta de professores.
“Nas escolas do ensino básico e secundário chegou ao fim o segundo período letivo. Já na reta final do ano letivo, pasme-se, ainda há perto de 30.000 alunos sem horários completos, isto é, com pelo menos uma disciplina sem aulas desde o princípio do ano. Destes 30.000, cerca de 5000 situam-se no Algarve. A região tem 5% por cento do total de alunos, mas perto de 20% dos alunos sem aulas a nível nacional, perfazendo, como foi revelado publicamente, 428 turmas com horários incompletos”, afirma o PSD.
Cristóvão Norte, residente do PSD Algarve, considera que; “ Para estes alunos não há igualdade de oportunidades, nem se garantem aprendizagens essenciais para o seu futuro. Este assunto não é novo, porém, agudiza-se de ano para ano. Uma errada política de formação de docentes que não promoveu a substituição geracional; as más condições da carreira e a rejeição do mérito como critério de progressão na carreira e de valorização da docência; o abandono a que estão sujeitas zonas do país com custo de vida mais elevado ou mais periféricas; e um absurdo modelo de colocação de professores que prejudica a vida de professores e alunos.”
O PSD Algarve assinala” que a ausência de medidas tem agravado o problema e que ele é mais expressivo na região, até por força dos custos de habitação que são incomportáveis para muitos docentes. A questão da fixação de profissionais qualificados é uma das doenças da região, a qual sofre de inflação turística, mas não beneficia de políticas públicas desenhadas para tratar aspetos centrais da região”, conclui.





