O 192º aniversário do poeta e pedagogo messinense, João de Deus, comemora-se em S. Bartolomeu de Messines, no dia 8 de março, com uma série de iniciativas que contam com o alto patrocínio da Presidência da República.
No mesmo dia assinalam-se o 50º aniversário do Jardim-Escola João de Deus e o 45º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Messines.
O programa das comemorações é o seguinte:
9h00- Quartel dos Bombeiros
Comemorações do 45º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de S.B. Messines
Formatura com Guarda de Honra
9h30- Monumento a João de Deus
Cerimónia evocativa com deposição de flores
10h15- Estádio Municipal
Torneio João de Deus
15h30-
Leitura de Poesia de João de Deus do Panteão Nacional, por Cristina Paiva (com transmissão online no facebook do Município de Silves)
17h- Auditório Francisco Vargas Mogo (Crédito Agrícola)
Cerimónia de Entrega do Prémio Nacional Literário João de Deus
18h- Auditório Francisco Vargas Mogo (Crédito Agrícola)
Comemorações do 50º aniversário do Jardim-Escola João de Deus: “Marafábulas e os bichinhos que contam” – Apontamento performativo pelos alunos do Jardim-Escola João de Deus de São Bartolomeu de Messines
21h30- Auditório Francisco Vargas Mogo (Crédito Agrícola)
Concerto Meu Fado/ Ecos de Coimbra
Concerto Comemorativo do Dia Internacional da Mulher
O Município de Silves “convida todos a participarem neste programa comemorativo, com o objetivo de homenagear João de Deus, um filho da terra de reconhecido mérito nacional, que será para sempre recordado como uma das mais eminentes figuras do seu tempo e de toda a literatura e pedagogia portuguesas.”







