Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Ministra da Coesão Territorial reuniu com municípios do Algarve
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
EconomiaEconomia & Emprego

Ministra da Coesão Territorial reuniu com municípios do Algarve

Terra Ruiva
Última Atualização: 2020/Fev/Qui
Terra Ruiva
6 anos atrás
PARTILHE

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o secretário de Estado adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, inteiraram-se da execução do Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 com os responsáveis dos municípios do Algarve, num encontro que serviu igualmente para discutir os futuros investimentos e dificuldades para a região.

Na intervenção inicial, Francisco Serra, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e, por inerência, presidente da Comissão Diretiva do CRESC ALGARVE 2020, referiu os constrangimentos verificados na execução do programa, sublinhando o atraso de quase três anos verificado na fase inicial e as dificuldades de recrutamento de pessoal qualificado para acompanhar os processos de avaliação e acompanhamento das candidaturas, embora tal não impedisse que o Algarve liderasse a execução entre os vários programas regionais em 2018.

Com a clara intenção de avaliar os problemas e saber as dificuldades dos municípios beneficiários dos fundos da União Europeia no Algarve, Ana Abrunhosa mostrou a disponibilidade do seu gabinete para encontrar as soluções mais adequadas com os demais membros do Governo e articular as respostas necessárias para garantir a plena utilização dos 319 milhões de euros de fundos atribuídos à região no contexto do acordo de parceria Portugal 2020.

Num encontro em que todos os presentes sublinharam a qualidade e o empenhamento da pequena equipa do CRESC ALGARVE 2020, a governante sublinhou o grau de execução verificado no final de 2019 e a necessidade dos parceiros aceleraram a apresentação das candidaturas, garantindo a abertura dos avisos de concurso em tempo útil, de forma a permitir a sua aprovação até 31 de dezembro e a execução total até 2023.

Incluída numa ronda nacional com todas as comunidades intermunicipais, a ministra frisou que estes “encontros de proximidade são importantes para perceber, no terreno, as dificuldades reais dos municípios e tentar encontrar soluções que melhor se possam adequar à concretização das aspirações dos autarcas”, reconhecendo porém que “o Algarve é uma região com necessidades específicas”.

Relativamente ao próximo quadro financeiro, Francisco Serra recordou que, na sequência da apresentação da Estratégia Portugal 2030, efetuada pelo Primeiro-Ministro António Costa em janeiro de 2018, a CCDR Algarve promoveu seis sessões públicas em Faro, Vila Real de Santo António, Loulé e Portimão, registando a participação de mais de 250 empresas e cidadãos e recebidos mais de 1300 contributos, donde resultou um diagnóstico da região entregue ao Governo, complementado na sequência da discussão pública do Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030.

Para que o próximo quadro, pretende-se que a estruturação das estratégias regionais e sub-regionais no Portugal 2030 seja mais condizente com as necessidades da região, e considerando que a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve também havia apresentado uma proposta, a ministra da Coesão Territorial sugeriu que desses documentos resultasse um documento único onde fiquem priorizados os projetos estruturantes para a região em cada área temática.

Os responsáveis da CCDR Algarve e da AMAL comprometeram-se a desenvolver esse trabalho, prevendo-se que a sua conclusão durante o mês de fevereiro deste ano, de forma a ser submetido a discussão durante o mês de março no Conselho Regional, órgão consultivo da CCDR Algarve, presidido por Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé e do qual fazem parte mais de meia centena de representantes dos vários setores públicos e privado da região.

Tendo em conta o que já aconteceu no passado, no que diz respeito à verba afeta ao atual PO Regional, Ana Abrunhosa anunciou que o CRESC ALGARVE 2020 poderá ter em consideração mais candidaturas em regime de overbooking, garantindo o financiamento a projetos que sejam aprovados até 31 de dezembro deste ano.

Fonte: CCDR Algarve
Total Views: 0
Linha do Algarve passa a utilizar comboios elétricos e terá mais oferta
Tertúlia na Sociedade de Messines sobre “Empreender no Interior e papel das incubadoras”
Rendas no Algarve caem 1,1% – Silves é um dos concelhos onde mais subiram
Sessão de divulgação do projeto CAFE em São Marcos da Serra
ALGARVE 2030: 3 milhões de euros para tornar as áreas empresariais algarvias mais competitivas
TAGGED:Ana AbrunhosaCCDR AlgarveCRESC ALGARVE 2020Francisco SerraMinistra da Coesão Territorial
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
Artigo Anterior Memórias Breves (22) – Nossa Senhora dos Pretos
Próximo Artigo Exposição de Pintura de Bárbara Reis, no Algoz
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Registadas ondas de calor marinhas ao largo de Faro – com valor máximo de 26,1 graus
Ambiente & Ciência Sociedade
Lucros versus Populações
Editorial Opinião
Interrail Poético de Tunes 2026, Encontro de Poesia … de Tunes ao Brasil
Cultura Sociedade
Exposição de Pintura de Noélia Encarnação, no Algoz
Cultura Sociedade
Ministra do Ambiente veio colocar a “primeira pedra” da Estação Dessalinizadora de Água do Mar do Algarve
Política Sociedade

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?