Home / Desporto / Amendoeira Clube de Golfe, com aulas abertas a jovens do concelho de Silves

Amendoeira Clube de Golfe, com aulas abertas a jovens do concelho de Silves

São já 20 os jovens que praticam golfe através do Amendoeira Clube de Golfe, um clube que pretende proporcionar a jovens do concelho de Silves a possibilidade de conhecer e praticar de forma gratuita um desporto que ainda é pouco acessível.

O Amendoeira Clube de Golfe é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2016, no Amendoeira Golf Resort, em Alcantarilha, com o objetivo de dinamizar o golfe a nível local, ajudar a descobrir novos talentos e formar novos jogadores além de “contribuir para a comunidade local”, afirma o diretor de golfe do emprendimento, Tiago Francisco.

Tiago Francisco, diretor de golfe do Amendoeira Golf Resort

“O Clube de Golfe surgiu como peça fundamental na organização de torneios e legalização e certificação de handicaps, tendo um papel importante e dinamizador na prática desportiva, promovendo e dignificando a competição e formação de jogadores. O objetivo principal na constituição do Amendoeira Clube de Golfe foi a divulgação e desenvolvimento da modalidade do Golfe junto das camadas mais jovens da região de Silves, e apoiar os seus membros na prática desta modalidade.”

O grupo de iniciação (Foto cedida por Carlos Gomes)

Para cumprir este objetivo, há cerca de dois anos, iniciou-se o trabalho com jovens do concelho de Silves. O grupo tinha inicialmente 14 membros, são agora 20, entre os 6 e aos 18 anos que treinam com Nelson Cavalheiro (o profissional de campo) e Carlos Gomes, aos sábados de manhã, entre as 9h e as 11h, nos campos do Amendoeira Golf Resort. Muitos destes jovens chegaram através do professor Carlos Gomes, de Silves, ligado ao desporto escolar, que tem divulgado a existência do clube.

Neste sentido, existe também um projeto a realizar, no próximo ano letivo, com alunos do ensino básico, com o objetivo de os trazer regularmente ao campo de golfe, explica Carlos Gomes. Um projeto que está a ser falado com a Câmara Municipal de Silves, uma vez que necessita do apoio da autarquia, para garantir o transporte das crianças.

Alguns dos jovens praticantes alcançaram já um nível que lhes permite a participação em torneios de nível regional e a “colocação de jovens na competição nacional nos próximos três anos” é um dos objetivos apontados por Tiago Francisco. O golfe, acrescenta o diretor, não é um desporto de resultados rápidos, “além da perícia de cada um, requer muito treino e muita dedicação”.

Grupo avançado com Nelson Cavalheiro (Foto cedida por Carlos Gomes)

Sendo geralmente visto como um desporto de elites, o golfe é, no entanto, uma modalidade em grande crescimento e em cada ano passam por estes campos de golfe em Alcantarilha mais de 100 mil pessoas, de várias partes do mundo. É este um público exigente, “que gosta de variar” e de encontrar novos estímulos pelo que o Amendoeira Golf promove vários torneios e eventos anuais.

Um destes eventos é o Torneio Amendoeira World Kids Golf, uma competição a nível mundial, no qual participam jovens com idades entre os 7 e os 18 anos. A edição deste ano irá decorrer, entre os dias 22 e 26 de julho, neste local que é descrito como sendo “270 hectares de tranquilidade no centro do Algarve”, com “2 campos de 18 buracos desenhados por jogadores de renome internacional”, além de ter “o único campo iluminado de Portugal, de 9 buracos, no qual pode jogar de noite”.
Este ano, o torneio ainda não contará com a participação de jovens provenientes do clube, mas no próximo ano tal deverá ser já uma realidade.

Jovens de vários países juntam-se em Alcantarilha (Foto de arquivo)

Entretanto, para os jovens que queiram iniciar-se nesta modalidade, os procedimentos são simples, basta dirigirem-se à receção do Amendoeira Resort, no Morgado da Lameira, em Alcantarilha e declarar a sua intenção. Podem ainda recolher informações através dos contactos: 282320820 e info@amendoeiraclubedegolfe.com

Campo de golfe da Amendoeira

Veja Também

Aulas de Fitness, Insufláveis e Ações Ambientais em Armação de Pêra

Aulas de Fítness, Insufláveis e ações de sensibilização para a preservação do ambiente são a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *