Home / Sociedade / Ambiente / Mês de maio foi muito quente e extremamente seco

Mês de maio foi muito quente e extremamente seco

O mês de maio de 2019, foi um mês muito quente e extremamente seco, o que faz agravar o cenário de seca. O site Meteofontes, traça um apanhado geral do mês:

«Fazendo um breve resumo relativamente ao mês de Maio de 2019, com base no Boletim Climatológico do IPMA, este mês caracterizou-se por ser um mês MUITO QUENTE quanto à temperatura, com um desvio de +2,38ºC relativamente ao valor normal do valor médio da temperaturas do ar (18,11ºC). Este foi o 7.º Maio mais quente desde 1931 e o 4.º mais quente desde 2000. Referência também para o valor médio da temperatura máxima registada, de 25,09ºC, muito superior ao normal (+4,13ºC), sendo o 2.º valor mais alto desde 1931.

Quanto à precipitação, o mês foi extremamente seco, com um valor médio de precipitação de apenas 13,3mm, que corresponde a 19% do valor normal. Foi o 6.º Maio mais seco desde 1931 e o 3.º mais seco desde 2000.

Com esta conjugação de factores, é mais que normal que a percentagem de água no solo tenha diminuído drasticamente, com muitas regiões já com valores abaixo dos 20% e, em alguns locais, muito próximo do ponto de emurchecimento permanente. O Índice de Seca piorou e está agora com 2,5% do território em SECA EXTREMA, 27,9% em SECA SEVERA, 22,4% em SECA MODERADA, 46,1% em SECA FRACA e 1,8% na classe Normal.

Atendendo a que entramos agora nos meses normalmente mais secos do ano, a perspectiva até final de Agosto é de que esta situação do Índice de Seca continue a piorar ainda mais. Esperemos que a partir de Setembro a chuva regresse em força, sob pena de agravamento ainda maior desta situação.»

Veja Também

Grupo Motard Wild Horse festeja aniversário com Piri Piri Contest e outras atividades

O IV Aniversário do Grupo Motard Wild Horse será festejado com várias atividades que irão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *