Home / Sociedade / História & Património / 25 de abril- 45 anos (Dia 27) O Terra Ruiva nas comemorações

25 de abril- 45 anos (Dia 27) O Terra Ruiva nas comemorações

Na celebração dos 45 anos da “Revolução dos Cravos”, o “Terra Ruiva” associa-se às comemorações e publica todos os dias, durante o mês de Abril, um texto ou poema alusivos ao 25 de Abril.
Uma iniciativa organizada por Rui Cabrita e que decorre em simultâneo no jornal Postal do Algarve.

“Um povo sem memória não perpetua um país, preenche um espaço sem identidade.”

Carlos Esperança

 

ÁFRICA – O ÊXODO

Encerramos a série de textos com uma sentida referência aos que as circunstâncias históricas tanto vitimizaram – os Portugueses regressados de África, aqui tão bem retratados por Fernando DaCosta:

 

«Ninguém sabe ao certo quantos são. Alguns referem oitocentos mil, outros um milhão e meio. Vieram por barcos e por aviões, golfados em caudais intermináveis de desespero e desamparo. Imobilizaram-se ao frio, ao pudor, ao cansaço. O eco do seu êxodo, sem bíblia nem Israel, condoeu então o mundo. O velho império português retomava cabisbaixo, naufragado, às praias de onde, cinco séculos atrás, partira para  uma epopeia de façanhas imorredoiras.

Refeitos os bocados de cada um, ergueram-se e atiraram-se em frente. Chegaram, em pequenos grupos, a todo o país; e em pequenas ocupações, a todos os sectores. Como novos bandeirantes, colonos uma vez mais, foram para o interior carregando cóleras e pânicos, vinganças e ousadias A sua raiva foi a sua força; a anti-fé fê-los mover montanhas, dominar medos, vencer a loucura e o desamor. E dar provas espantosas de coragem, de persistência, de engenho de invenção. Com ajudas de instituições, de subsídios, de empréstimos, de amigos, começaram a fixar-se e a transformar os locais onde se detiveram.»

Fernando Dacosta

Veja Também

Feira Medieval de Silves propõe ao visitante a gastronomia da época na “Mesa Real”

Um banquete, no qual os participantes se sentirão “À Mesa Real”, é uma das propostas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *