Home / Sociedade / Cultura / Já se iniciaram as comemorações do aniversário de João de Deus

Já se iniciaram as comemorações do aniversário de João de Deus

Já estão a decorrer, em São Bartolomeu de Messines, as comemorações do 189º aniversário do poeta João de Deus. Hoje – dia 8 de março – dia do aniversário do homenageado, as cerimónias tiveram início às 10h, junto à estátua do poeta, na sua terra natal.

Os alunos das escolas da freguesia e a presidente da Câmara Municipal de Silves depuseram flores junto ao monumento, que se encontrava ladeado por elementos dos Bombeiros Voluntários de Messines, em parada. Aconteceram ainda momentos musicais, pelos alunos do Jardim- Escola João de Deus e pelo Clube da Batucada, da Casa do Povo de Messines.

Ainda hoje destaca-se a realização da palestra sobre “Ensino e Pedagogia – A Arte de Ensinar”, pelas 16h30, na Casa-Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines.

Oradores neste evento serão: Saúl Neves de Jesus (Vice Reitor da Universidade do Algarve), Carla Vilhena (Universidade do Algarve), Isabel Ruivo (Escola Superior de Educação João de Deus), Francisco Casanueva (Fundação Rosacruz) e Eduardo Berga (Fundação Rosa-Cruz). A iniciativa é aberta ao público em geral.

Parte do programa que destaca o dia de aniversário de João de Deus inclui, também a abertura de uma mostra documental (às 16h00 na Casa-Museu João de Deus – CMJD) intitulada “Comenius e João de Deus – a Arte de Ensinar”.

Ao longo de todo este dia, em que se assinala igualmente o “Dia Internacional da Mulher”, diversos espaços públicos do concelho serão incluídos na ação MULHER POESIA, que surpreenderá as mulheres com a oferta de uma flor e de um poema deste autor messinense.

O dia de aniversário do poeta termina às 21h00, com uma sessão do Jazz nas Adegas (que se repete no dia 09 de março, pelas 17h00), que recordará os serões de João de Deus e decorrerá na Herdade do Barranco do Vale.

 

Dia 9 de março

Amanhã – dia 9 de março – várias iniciativas estão ainda programadas. A manhã começa com um “Passeio Interpretativo” sobre “O património edificado de S. Bartolomeu de Messines no tempo de João de Deus”, que será orientado por Aurélio Cabrita. O ponto de encontro é no Largo João de Deus, às 9h30.  A participação é livre, mas com inscrição obrigatória através do: lugarcomum.cultura@gmail.com ou 966 946 443.

Às 14h30, na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, é inaugurada a Exposição Temática “João de Deus Letra a Letra”, com trabalhos dos alunos do Jardim-Escola João de Deus. Haverá também um momento musical com a Orquestra ORFF-JEJD.

Pelas 21h30 terá lugar o Concerto D’O Gajo, que é o músico João Morais. Acompanhado da sua viola campaniça e com participação especial do ator José Anjos (que lerá poemas de João de Deus, ele mesmo um exímio tocador de viola), trará ao Auditório Francisco Vargas Mogo (Caixa de Crédito Agricola de SB Messines) as sonoridades do seu novo disco “As 4 Estações d’O GAJO”; nome inspirado numa das obras de maior referência da música clássica (“Le Quattro stagioni” – Antonio Vivaldi – 1723).

Veja Também

Exposição do sismo de 1969, lembra a tragédia vivida em Fonte de Louzeiros, no concelho de Silves

A tragédia que se viveu em Fonte de Louzeiros, povoação da freguesia de Alcantarilha, na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *