Home / Sociedade / Cultura / Jornadas do Arade voltam a juntar os municípios de Silves, Portimão, Lagoa e Monchique à mesma mesa

Jornadas do Arade voltam a juntar os municípios de Silves, Portimão, Lagoa e Monchique à mesma mesa

O Arade volta a dar o mote para dois dias de discussão que começam já na próxima sexta-feira, dia 8 de Março, com o arranque das III Jornadas do Arade.

Os trabalhos decorrem no auditório do Museu Municipal de Portimão e convidam à avaliação do presente e à projecção do futuro dos quatro municípios da Bacia do Arade: Portimão, Lagoa, Silves e Monchique.

Nesta edição, Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019, estará em grande destaque: uma mesa-redonda dedicada ao tema “Promoção da prática desportiva a nível local – Da Formação ao Alto Rendimento” irá dar o pontapé de saída das Jornadas pelas 15h00 de sexta-feira e uma conferência em torno de “Portimão Cidade Europeia do Desporto” irá encerrar os trabalhos no final da tarde de sábado.

Muitos serão os temas discutidos em mesas-redondas, sessões de controvérsia e conferências. Destaque para a sessão de abertura, com a palestra “CRESC Algarve 2020 – Que frutos para as Terras do Arade?” a cargo de Francisco Serra, presidente da CCDR Algarve. Será pelas 16h30 de sexta-feira.

O debate promete ser vivo e proveitoso nas três sessões de controvérsia desta edição. Os temas não poderiam estar mais na ordem do dia: “Taxa Turística no Algarve: Oportunidade ou Problema?” (Sexta-feira, 17h30), “40 anos de SNS no Algarve: Que caminhos para o futuro?” (Sábado, 12h00), “Gestão da Floresta – O que mudou ou vai mudar após o Incêndio de Agosto de 2018?” (Sábado, 16h15).

O património local (Sábado, 10h00), a prospecção arqueológica no rio Arade (Sábado, 11h15) e os eventos intermunicipais que dinamizam a região (Sábado, 14h30) também terão o seu lugar nas III Jornadas do Arade, com a divulgação de projectos inovadores que se encontram a ser desenvolvidos na região e convidando à participação activa do público num espaço de debate que se quer aberto a todos.

O domingo de manhã será dedicado à actividade física e ao diálogo entre gerações. Pelas 10h00, junto ao Museu Municipal de Portimão, terão início as I Olimpíadas do Arade de Jogos Tradicionais e todos estão convidados a aparecer e a participar.

As Jornadas do Arade são uma iniciativa da Associação Teia D’Impulsos, enquanto parte do projecto CAIC – Cidadania Activa e Intervenção Cívica, que conta com o apoio dos municípios de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique e de várias organizações e empresas locais que tornam esta iniciativa possível.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição através do site www.jornadasdoarade.pt, onde também se poderá obter mais informações sobre as III Jornadas do Arade. Existirá ainda a possibilidade dos interessados formalizarem a sua inscrição no local. Poderá igualmente contactar-nos para o endereço electrónico jornadasdoarade@gmail.com.

Mais informações sobre o programa poderão ser encontradas no website www.jornadasdoarade.pt.

Veja Também

No Templo do Tempo, Um encontro entre a arte e a cultura

O espaço faz jus ao nome. Aqui sente-se a ideia de templo. E uma outra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *