Home / Desporto / Sport Algoz e Benfica – Novos dirigentes apostam em revitalizar o clube

Sport Algoz e Benfica – Novos dirigentes apostam em revitalizar o clube

Quem passa pelo Algoz, não pode deixar de notar a existência do Sport Algoz e Benfica, localizado numa das principais ruas da vila.
É um clube antigo, fundado em 1938, que nasceu ligado ao Benfica, sendo a Filial nº 12 do Algarve.

A sede do clube

Como tantos outros clubes e coletividades tem atravessado períodos áureos e outros menos bons. Até há poucos dias não tinha órgãos sociais, uma situação que se arrastava há cerca de dois anos, após a conclusão do último mandato do presidente José Artur Cabrita, que não encontrou quem o substituísse nessas funções que ocupava havia mais de uma década. Mas, no dia 27 de maio, foram eleitos os novos Corpos Gerentes do Sport Algoz e Benfica, para o mandato 2018/2021. A direção é presidida por Ana Carmo e a Assembleia Geral por Domingos Calado Matias.

O primeiro grande objetivo da constituição da lista agora eleita é o de impedir que o clube encerre as portas.
Uma ideia que Ana Carmo tinha dificuldade em aceitar porque, como diz, “a minha juventude foi passada aqui”, “dos 7 aos 15 anos andava sempre aqui, vinha aos bailes, às festas, tinha muita pena que o clube fechasse”.
Esse pensamento fê-la começar a reunir apoios para formar uma nova direção e eles foram surgindo. O mais importante, “imprescindível” e sem o qual “não teria avançado”, foi o do anterior presidente José Artur Cabrita.

Conseguido esse apoio, alcançou outro, fundamental, junto da presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, que garantiu que a autarquia “ajudaria no que fosse possível para não deixar fechar o clube”. E também recebeu o apoio do presidente da União de Freguesias de Algoz e Tunes, Sérgio Antão, que “ também nos incentivou e tem falado com as pessoas para que voltem a ser sócias”.
Reunidos esses apoios, e um grupo de pessoas dispostas a trabalhar para que não se perca o passado e principalmente o futuro do Sport Algoz e Benfica, formou-se a lista que veio a ser eleita e cuja tomada de posse ocorreu no dia 1 de junho.

Obras e atividades

No primeiro momento, a prioridade dos novos corpos gerentes passa por conseguir fazer as obras muito necessárias na sede do clube. Anos sem manutenção ou melhoramentos, numa estrutura antiga, têm deixado estragos visíveis que se torna urgente reparar.
Em simultâneo, pretendem reativar modalidades e criar outras novas, desportivas e culturais. Atualmente, o clube desenvolve duas atividades, a de ginástica artística e box inglês, que funcionam no pavilhão da EB 2,3 do Algoz, por falta de condições na sede do clube. Por esse motivo foi extinta a equipa de futebol “ porque os miúdos treinavam no pavilhão e acabaram por ir para a Guia, que tem relvados e uma estrutura muito boa”, lembra José Artur.
Voltar a realizar as festas que reuniam os sócios e que eram uma importante fonte de receita, nomeadamente as festas de verão que se realizavam no recinto exterior, será outra das apostas dos novos dirigentes.

José Artur Pais e Ana Carmo

“Ideias há muitas”, resume a presidente Ana Carmo. A seu tempo se verá o que é possível desenvolver, porque, como diz, só quer iniciar atividades que tenham condições para se realizar, não lhe interessando criar atividades que, sem as bases necessárias, estarão condenadas ao fracasso depois de algum tempo.
Neste tempo inicial têm também a tarefa, nada fácil, de “voltar a chamar os sócios ao clube e angariar novos sócios, principalmente jovens”. Atualmente o Sport Algoz e Benfica tem cerca de 180 sócios, sendo que cerca de metade mantém as quotas em dia.

No salão do clube há ainda uma mesa de ténis que lembra que atletas do clube foram por diversas vezes campeões distritais do Algarve em ténis de mesa, vencedores da Taça do Algarve e finalistas da Taça de Portugal. E, na sala dos troféus, as dezenas de taças lembram outras modalidades, como o cicloturismo, e também o maior feito do clube, em termos de futebol, quando em 1939 foi o Campeão Popular de Futebol do Algarve.

Um legado que os novos órgãos sociais do Sport Algoz e Benfica querem defender e fazer brilhar no presente e no futuro.

Uma grande parte da história do clube

 

Sport Algoz e Benfica
Corpos Gerentes 2018/2021

Assembleia Geral
Presidente- Domingos João Calado Matias
1º Secretário- Susana Maria Neto Duarte Gonçalves
2º Secretário- Daniela Correia Cabrita
Suplente- Jorge Manuel Santos Eduardo

Direção
Presidente- Ana Paula C. Carmo
Vice-Presidente- José Artur Pais Cabrita
Secretário-Geral- David José Bonifácio Cabrita
Tesoureiro- Maria Rosinda Pais Silva Cabrita Feliciano
Vogal- Vítor Manuel Gonçalves Guia
Vogal- Manuel Vieira Batista
Vogal- Yolanda Sofia Cabrita Santos Sousa
Suplente- Alexandre Miguel Conceição Vieira

Conselho Fiscal
Presidente- José Alberto Pais da Silva
Secretário- José Manuel Aleixo Santos
Relator- Jorge Manuel Martins Correia
Suplente- Leonel Dores Santos

A sala, na tomada de posse

Veja Também

“O desafio do futuro é a qualidade” – Piscinas Municipais de Silves atingem níveis de excelência

A Escola Municipal de Natação foi distinguida pela Federação Portuguesa de Natação com a Certificação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *