Home / Sociedade / Educação / Crianças do pré-escolar e 1º ciclo e seniores celebram o “Dia Mundial do Brincar”

Crianças do pré-escolar e 1º ciclo e seniores celebram o “Dia Mundial do Brincar”

O “Dia Mundial do Brincar” é assinalado em Silves com um programa que abrange as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo que irão passar o dia no Zoomarine. A estas crianças junta-se um grupo de seniores que frequentam os Polos de Educação ao Longo da Vida.

A iniciativa, que decorre no dia 28 de maio, é organizada pela Câmara Municipal de Silves, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Silves (CPCJ) e o Zoomarine.

Na sua informação, o Município de Silves adianta que “com os seus parceiros, entendeu que esta seria uma data determinante a destacar, dado que todas as crianças têm – embora muitos não o reconheçam – o direito ao lazer, o DIREITO A BRINCAR, a deixar fluir a sua imaginação, serem quem são e exprimirem-se da forma mais adequada, aliás, como está expresso na Convenção sobre os Direito das Crianças (CDC), adotada pela Assembleia Geral nas Nações Unidas em 20 de novembro de 1989 e ratificada por Portugal em 21 de setembro de 1990 (art.º 31.º n.º 1).

“Silves integra a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras e a Associação Internacional desde 2010 e tem vindo a assumir uma forte aposta na Educação”, afirma Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves e salienta: “Para além das suas competências nesta área, criou vários espaços de educação não formal e informal e enriqueceu a oferta educativa, tendo vindo a manter intenso e profícuo diálogo com os diversos agentes educativos, públicos e privados, estabelecendo parcerias importantes para a sua consolidação como cidade educadora”.

Neste trabalho de aprofundamento de relações e de parcerias, destaca-se a estreita colaboração com CPCJ, nomeadamente na oferta de atividades pontuais extracurriculares aos alunos do concelho. Luís Santos, presidente da CPCJ também diz, a propósito deste evento: “Buscamos contribuir para a criação de uma imagem positiva da CPCJ junto da comunidade, em especial das crianças, pais, professores e educadores, a imagem de um agente que trabalha na prevenção e é bom e positivo na vida de uma criança ou jovem. A CPCJ trabalha em favor das crianças e suas famílias, apoiando-os e encorajando-os em momentos complicados, para que encontrem novos caminhos, mais positivos e felizes”.

O Município de Silves “agradece aos seus parceiros – a CPCJ eo Zoomarine – que desde a primeira hora se associaram a esta iniciativa, no esforço de criar mais um espaço de desenvolvimento de laços, de conhecimento e de alegria a todos os meninos e meninas do concelho, para que sabendo brincar, saibam viver melhor.”

Veja Também

Manuel Neto dos Santos apresenta novo livro em Alcantarilha

Manuel Neto dos Santos, poeta, natural de Alcantarilha, apresenta no dia 20 de janeiro, na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *