Home / Concelho / Fábrica do Inglês proposta para Monumento de Interesse Público

Fábrica do Inglês proposta para Monumento de Interesse Público

A Direção-Geral do Património Cultural anunciou que irá propor, ao Ministério da Cultura, a classificação como Monumento de Interesse Público (MIP) da Fábrica do Inglês, incluindo os jardins e o património móvel integrado.
Esta proposta surge na sequência do parecer da Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico (SPAA) do Conselho Nacional de Cultura (CNC) de 21 de março de 2018, publicado no Diário da República, 2ª Série, nº 72, de 12 de abril.
Os elementos relativos ao processo podem ser consultados na página eletrónica da Direção-Geral do Património Cultural.

No documento do procedimento de classificação faz-se uma enumeração dos elementos que justificam a decisão da SPAA do CNC:
Esta fábrica foi construída em 1893/94, a “Fábrica de Cortiça da Avern, Son & Barris”, e esteve em funcionamento até 1991. «O edificado destaca-se pela particular estrutura arquitetónica industrial, pouco comum, num Portugal de banalidades… Existem plantas do conjunto fabril de 1893, 1921 e 1962, bem como uma importante documentação depositada no Arquivo Distrital de Faro.»
«A sociedade “Fábrica do Inglês, S.A.” adquiriu este importante património no final do século XX. Reabilitando-o, concretizou várias valências na sua reutilização, destacando-se o Museu da Cortiça”.
A Fábrica e o Museu da Cortiça encerraram em 2009, e em 2010, a Câmara Municipal de Silves requereu a classificação do imóvel, que viria a ser classificado como Monumento de Interesse Municipal (MIM), a 9 de outubro do mesmo ano.» Ainda no mesmo ano, a Assembleia da República recomendou ao Governo a adoção de medidas para a proteção do Museu da Cortiça, o que não aconteceu. «O processo foi retomado “quando a Associação do Património Arquitetónico Industrial apresentou uma proposta bem fundamentada, que viria a justificar a abertura do procedimento de classificação a 7 de março de 2016.»

Veja Também

Concluída obra de saneamento do Malhão

O Município de Silves finalizou recentemente a empreitada da extensão da rede de saneamento, numa …

Um Comentário

  1. Moreira Manuela

    Quando passe por silves tenho um grande desgosto de ver a fábrica fechada e abandonada !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *