Home / Vida / Saúde & Bem Estar / GNR dá formação para detentores de cães perigosos e regista maus tratos a animais

GNR dá formação para detentores de cães perigosos e regista maus tratos a animais

A Guarda Nacional Republicana, ao longo do ano de 2017, realizou várias ações de sensibilização e fiscalização, no âmbito dos animais de companhia, com o objetivo de consciencializar as pessoas para a defesa da saúde pública, assim como, para a adequada responsabilização do detentor face à necessidade da salvaguarda dos parâmetros sanitários e de bem-estar animal, privilegiando as situações de abandono e maus tratos.

Neste âmbito, “a GNR registou 924 crimes, dos quais 588 por maus tratos a animais de companhia e 336 por abandono, 4 784 contraordenações relacionadas com o controlo das regras de circulação na via pública, a obrigatoriedade de vacinação, o registo e identificação, sendo que 444 dizem respeito a cães perigosos ou potencialmente perigosos. No que se refere a ataques de canídeos a pessoas, no ano transato foram reportados à GNR 257 casos”.

Informa ainda a GNR qyue dispõe de uma linha de apoio, a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520 ou site da GNR), em funcionamento 24 horas por dia, através do qual foram rececionadas 3942 denúncias referentes a animais de companhia.

Abertas inscrições para treinadores de cães

Relativamente a animais perigosos ou potencialmente perigosos, a GNR dá Formação para Detentores de Cães Perigosos e Potencialmente Perigosos e Certificação de Treinadores de Cães Perigosos e Potencialmente Perigosos, encontrando-se abertas as inscrições para as respetivas frequências, cuja informação está disponível no site da GNR, no separador “Cães Perigosos”.

Veja Também

GNR faz “Operação regresso às aulas 2018”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), na sua área de responsabilidade, no período de 12 a …

Um Comentário

  1. BOA TARDE
    VIVO EM TUNES HÁ CERCA DE 8 ANOS, ANTES VIVI EM LISBOA.
    HOJE VERIFIQUEI QUE FORAM COLOCADOS VÁRIOS POSTES DESTINADOS A SACOS PARA RECOLHER OS DEJETOS DE ANIMAIS DOS PASSEIOS. REALMENTE EU JÁ O FAZIA PERANTE O OLHAR ESTRANHO DE OUTRAS PESSOAS. PRECISÁVAMOS MESMO DE UMA SOLUÇÃO QUE FOI ACOMPANHADA DE EXPLICAÇÃO A UM GRUPO DE PESSOAS COM SEUS CÃES À TRELA. (ÀS VEZES CIRCULAM SÓS PELAS RUAS). ORA, PERANTE ISTO, VINHA TAMBÉM SUGERIR QUE FOSSE FEITO ALGO SEMELHANTE EM RELAÇÃO À ESTERILIZAÇÃO E ABANDONO DE ANIMAIS. ENTRE O FINAL DO ANO ANTERIOR E ESTE ANO, JÁ RESGATEI 6 CACHORROS DE MESES EM SACOS E CAIXOTES JUNTO AO LIXO E UMA GATA DOM UMA NINHADA DE 5 FILHOTES. FELIZMENTE CONSEGUI UMA ASSOCIAÇÃO DE INGLESES QUE CONSEGUIU ENCAMINHÁ-LOS. NÃO SOU LAMECHA COM OS MEUS ANIMAIS, MAS RESPEITO-OS E ASSEGURO O SEU BEM ESTAR E SAÚDE.
    UMA SENSIBILIZAÇÃO ASSÍDUA SOB QUALQUER FORMA SERIA ÚTIL PARA ALÉM DE ESTERILIZAÇÕES A UM CUSTO TECENTE.
    É DE TER EM CONTA QUE POR AQUI HAVIA MUITOS CAÇADORES E NÓS SABEMOS COMO A MAIORIA TRATA OS ANIMAIS PARA ALÉM DE OS ABANDONAR NO FIMAL DA ÉPOCA. A MENTALIDADE, COMO ESTUDEI EM HISTÓRIA É UMA ESTRUTURA DIFICIL DE MOLDAR. SENDO O ALGARVE UMA REGIÃO TURISTICA E JÁ COM RESIDENTES DE VÁRIOS PAÍSES, ATÉ AQUI NO INTERIOR, (VIVEM 2 FAMILIAS DE LESTE NO MEU PRÉDIO), DEVEMOS EVOLUIR EM TODOS OS SENTIDOS. NÃO SÓ NO TER MAS SOBRETUDO NO SER. A IMAGEM DE ANIMAIS MALTRATADOS E ABANDONADOS PELAS RUAS É UMA IMAGEM DE ATRASO. MATA-LOS NOS CANIS É MANTER UMA POPULAÇÃO ATRASADA E DESRESPONSABILZADA, O QUE FAZ COM QUE NÃO EVOLUAM NO MELHOR SENTIDO, NÃO NO SENTIDO DE NOVORRIQUISMO COMO O QUE SE PASSA ATUALMENTE.
    ANTECIPADAMENTE GRATA PELA ATENÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *