Home / Sociedade / Educação / Assembleia Jovem do Concelho de Silves concluiu a 1ª etapa

Assembleia Jovem do Concelho de Silves concluiu a 1ª etapa

A 1ª etapa do trabalho do grupo de jovens membros da Assembleia Jovem do Concelho de Silves foi concluída no dia 1 de fevereiro.

Nesse dia, os jovens oriundos das EB 2,3 de Algoz, EB 2,3 Dr. Garcia Domingues, João de Deus, Dr. António da Costa Contreiras e Escola Secundária de Silves, num total de 30 participantes, entre os 11 e os 17 anos,  visitaram diversos espaços no edifício Paços do Concelho – nomeadamente o Gabinete de Apoio à Presidência, o Gabinete da Proteção Civil, o Salão Nobre e a Divisão Jurídico-Administrativa – o Arquivo Histórico e a Assembleia Municipal de Silves.

Jovens na Assembleia

À tarde, após um almoço convívio oferecido pelo Agrupamento de Escolas de Silves, realizou-se, no auditório da Escola Secundária de Silves, “uma sessão de Brainstorming com todos os grupos, tendo sido os jovens convidados e estimulados a pensar, individual e coletivamente, nas fragilidades/problemáticas existentes, do seu ponto de vista, no concelho de Silves, bem como nas respetivas propostas/soluções, tendo em conta cinco grandes áreas: Equipamentos, Turismo e Reabilitação Urbana, Ambiente, Cidadania e Acessibilidade e Transportes.”

Os resultados dessa análise serão mais tarde apresentados numa sessão da Assembleia Jovem, onde culmina este projeto, dinamizado pelo Sector de Juventude da Câmara Municipal que “procura incentivar os jovens do concelho a conhecerem, interessarem-se e participaram democraticamente em matérias de política local, auscultando, debatendo e apresentando as suas propostas junto dos órgãos do poder político local”.

Esta primeira etapa do trabalho dos jovens estudantes contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Silves, Vítor Rodrigues, que considerou que este dia  “foi marcado pelo espírito de diversão, mas sobretudo pelos momentos de reflexão e consciencialização dos jovens para a importância da sua participação ativa nos destinos do concelho”, como informa a autarquia de Silves.

 

Veja Também

Festa religiosa em Armação de Pêra

Em Armação de Pêra irá decorrer a Festa em Honra da Nossa Senhora dos Aflitos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *