Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Carlos Osório
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: O Passado e o Presente
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
História & PatrimónioSociedade

O Passado e o Presente

Teodomiro Neto
Última Atualização: 2017/Jun/Qua
Teodomiro Neto
9 anos atrás
PARTILHE

É COMPLICADO entrar no tempo presente e desenvolver o futuro. Já o passado, esse é entendido como desinteressante, por que é o passado. Como se a História não fosse um caminho existencial. E nesta complexidade do desentendimento é entendida numa perspetiva política e complexa para quem pouco a entende. Numa indiferença.
Muito do meu tempo foi debatido entre jovens. Sendo a escola deles, também a minha, nessa responsabilidade do ensino.

Quanto mais a escola era habitada por classe mais privilegiada, mais complicado se tornava: Genève, Paris, Lyon, Saint-Etienne, Tunis, Siracusa, tudo tão próximo, tudo tão, supostamente, diferente, como podemos discernir , a história dos povos agarrada às suas peles. E quanto menos o espaço transpirava burguês, mais profícuas eram as comunicações. Lembro Tunis, entrar na breve memória da ocupação francesa, em que os jovens desbravavam palavras que os franceses deixaram, durante a ocupação e me confundindo no seu dialético de origem, criando discussões pessoalíssimas, entre eles, regressando à língua gaulesa, perante o meu sossego de ouvinte. E tudo se passava num des- entendimento entendido. E, eu, no meu silêncio consentido, provocava o entendimento. Saímos ao encontro dos turistas que andavam em ignorâncias políticas (?), disfrutando a Tunísia, sobrepondo-se o anglicanismo linguístico, numa civilidade falsa, que disfrutava o europeísmo. Saímos ao encontro da “civilização”. Entrámos no Foru Tatsaquine, seguimos ao museu do Bardo, nos mais distintos azulejos romanos.

Descalçámo-nos à porta da grande Mesquita Djama Sidi, que para mim tinha todo o significado de espaço sacro, na fé de cada qual. Os jovens praticavam, ou não, as suas preces em vocábulos musicais.

Eu era todo ouvidos, como, quando D. Laura, na igreja de S. Bartolomeu de Messines, evocava o Bendito – Louvado, ecoando pelas naves do templo. E, eu, descalço, como os demais. Sem receios do século XXI, ali estava aguardando. Aguardando num interesse ao meu saber de comunicador.

Que sede de uma água fresca. Mas fomos à tisana de hortelã, numa esplanada, à sombra das densas palmeiras. E, ali sentados em capachas de palma, começámos a conversa. É Tarek quem levanta o braço, e lhe é entregue a palavra. E, eu, ali quieto, para meu critério, são eles que têm a palavra. Tarek ergue-se. Faz-me uma saudação de permissão, que eu não considero de submissão. Há que respeitar os costumes, as tradições. E abriu-se o podium . O que é a Tunísia, como país independente ? Incerto, como sempre assim foi. Um silêncio. Eu aponto a uma das alunas, entre as poucas. A jovem, num silêncio, pergunta se ficamos no século XX. Num conjunto unânime, se decidiu: escolha pessoal. A jovem passa a palavra a Tarek. E, eu, ali aguardando as decisões, quieto, olhos postos nas moças-mulheres e homens moços.
Tarek pega no calendário da História : Os conquistadores têm séculos, nesta história política e militar. Séculos de poderio e de retoma, em grupos étnicos ( ou chamados civilizados), numa população de semitas, (africanos árabes) e europeus: franceses, italianos e judeus, numa tradição de cruzados, em religiões dominantes. O Islamismo passou a ser desrespeitado… um inimigo. Foi o nosso fadário. O que passámos, para chegar a 20 de Março de 1956. Tarek parou. Ouviu-se em voz europeia, um apelo à continuação: ALLEZ…ALLEZ. Tarek cruzou os braços no peito, inclinou a cabeça, e recomeçou, num francês : On n’y va. Atacados pelos cruzados, no século VIII, depois por Carlos V, o senhor do império europeu e renascentista. Foi em continuidade um desassossego, atroz. Ainda nos faltava João da Áustria, no século XVIII, um senhor do barroco. Depois da conquista de Argel, pelos franceses, em 1830, e o conflito anglo-franco sobre o domínio do Norte de África, em 1881, pelo Tratado do Bardo, assinado em 12 de Maio de 1881. O rei de Tunes Mohamed el – Sadok concede à França o direito de ocupação. Mas o povo tunisino não fica quieto, luta pela independência, em 1907, nova bagarre ( Balburdia), muito sangue . Foi a revolução dos jovens tunisinos, Bexir Sfar e Ali Baxe Hamba. Depois da primeira guerra mundial (. 1914-1918).
Tarek faz um silêncio, numa pergunta: Quem já leu o livro de Talbi, “ La Tunisie Martyr“? Todos os jovens, nos dois graus, ergueram-se em saudação. Tarek deu sinal que iria terminar: Depois da segunda guerra, a França torna Marrocos independente, 1955. Era obrigatório dar a independência ao nosso país. 20 de Março de 1956. Estava terminada a aula.

Seguiremos, mais tarde, para a cidade de Siracusa, banhada pelo Adriático.

Ocuparemos nos próximos meses do Teatro. Comemoramos os 30 anos do “Penedo Grande “.

Total Views: 0
Arraial do Petisco 2026, em Pêra
Grupo de Teatro Sénior de Tunes apresenta espetáculo
Noite de música com Zé Tó & DJ Andrés, na Sociedade de Messines
Noite Tropical em Alcantarilha
“Freguesia em Festa”, em Silves
TAGGED:passadoTeodomiro Neto
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
PorTeodomiro Neto
Natural de S. Bartolomeu de Messines, nascido em 1938. Concluiu licenciatura em História e o doutoramento em "História Política Europeia". Professor universitário, em França, ( entretanto aposentado), tem colaborado com diversos jornais nacionais e regionais. Tem publicadas várias obras no âmbito da história regional, teatro e romance. Entre outras distinções recebeu a Medalha de Mérito Ouro da Cidade de Faro.
Artigo Anterior AL Teatro estreia novo trabalho “Oxalá”, em Silves
Próximo Artigo Falando de Fibrilhação Auricular e de AVC
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Algarve lidera índice europeu de melhor relação qualidade-preço para férias em família
Algarve
Silves acolhe a 1ª edição da Maratona Summer Cup Fut 7
Desporto
Armação de Pêra com novas papeleiras inteligentes
Concelho
V Open de Xadrez em Armação de Pêra
Desporto
PCP diz que circulação de comboios eléctricos na Linha do Algarve não anula exigências de reforço do investimento
Política Sociedade

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?