Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Projetos para a cidade de Silves
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Opinião

Projetos para a cidade de Silves

Francisco Martins
Última Atualização: 2017/Jun/Sex
Francisco Martins
9 anos atrás
PARTILHE

Obras públicas sem projetos técnicos não se fazem. A contratação externa da elaboração de projetos na administração pública obriga ao cumprimento de conjunto alargado de regras e procedimentos no âmbito do Código dos Contratos Públicos que, no seu conjunto, exigem, naturalmente, tempos precisos e determinados, que precedem o lançamento de outros concursos para o lançamento das empreitadas. Há ainda que garantir os financiamentos para que os projetos saiam do papel.
Concentrando o foco nos projetos que o Município de Silves prepara para a sede do concelho, é visível a presença de veia condutora, visão integrada e estratégica na sua seleção.

No quadro do Plano de Ação de Regeneração Urbana da Cidade de Silves (PARU), candidatura aprovada pelo CRESC Algarve 2020, constituído por 7 operações, no valor global de 1,5 milhão de euros (investimento público), que alavancará investimento privado na ordem dos 4,5 milhões de euros, os objetivos são claros e os impactos positivos – na revitalização e requalificação territorial, e no incentivo à dinâmica económica.
As intervenções planeadas abrangem o edificado, particularmente, no centro histórico e na zona ribeirinha, como noutras zonas da cidade. Na área do investimento privado cujo enfoque se centra na reabilitação urbana e criação de negócios, encontram-se à disposição, apoios de natureza financeira, fiscal, técnica e outros.

Dos investimentos públicos programados, sobressaem a Requalificação do Jardim do Largo da República, a Requalificação do Bairro do Progresso, a Beneficiação da Frente de Rio (Muro de Proteção e Rampa de Acesso), bem como um conjunto de atividades, que integram a promoção da futura “Casa dos Vinhos” (em fase de projeto), a animação das ruas da baixa comercial, a dinamização da marca “Silves” (v.g. a valorização do produto laranja e dos vinhos de Silves) e a promoção da Feira Medieval.
No Jardim do Largo da República projeta-se a requalificação do espaço numa perspetiva paisagística e funcional, adotando-se a linguagem moderna, numa relação de equilíbrio com a sua identidade e memória coletiva, assegurando a renovação das infraestruturas, como também a construção de cafetaria, na perspetiva da dinamização da atividade económica e vivificação do local.

Numa segunda prioridade do PARU, assinala-se o ambicioso projeto de Reabilitação da Rua Atrás dos Muros, a norte do Castelo, constituído pelo alargamento e repavimentação do eixo viário, a inclusão de ciclovia e passeios, zonas de estadia, iluminação pública, infraestruturas subterrâneas, que em momento posterior, permitirá a ligação ao arruamento localizado a norte da Escola Secundária que também se encontra em fase de elaboração do projeto técnico.

Na filosofia subjacente aos projetos referidos e a outros não elencados. (v.g. a Requalificação do Mercado Municipal e a Conservação e Restauro da Ponte Velha), encontra-se presente a abordagem integrada, tendente à regeneração e revitalização urbana, em conjunto com o reforço da competitividade e atratividade da cidade de Silves, consubstanciada no fim último de melhorar as condições para o funcionamento da economia local, o aparecimento de novas atividades e negócios, a reocupação dos imóveis, a permanência dos visitantes/turistas por tempo mais prolongado e a fixação de nova população.

Dito de outro modo: pretende-se uma cidade mais apelativa, uma cidade melhor para viver e trabalhar.

Os projetos do Município de Silves consagram a ideia de cidade polinuclear com espaços e funções diferenciadas, sob o pano de fundo da salvaguarda, preservação e valorização do rico património histórico-cultural da cidade – uma espécie de galinha dos ovos de oiro, com necessidade de alimento permanente – que a identificam e a distinguem das demais, que a par do adiado projeto de Desassoreamento e Revitalização das Margens do Rio Arade (responsabilidade do governo), representam um potencial de extraordinária valia para o seu desenvolvimento sustentado.

Total Views: 0
Iludir-se
Ser Pai/ Ser Mãe Hoje – Entre o mundo digital e a responsabilidade de educar
Primavera à mesa: o que devemos mesmo comer nesta altura?
Realidade virtual
O 1º de Maio em Silves (1890-1894)
TAGGED:cidade de SilvesFrancisco Martins
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
PorFrancisco Martins
Follow:
Natural de S. Bartolomeu de Messines, nascido em 1957. Licenciado em Economia, Membro Efetivo da Ordem dos Economistas. Professor e vice-presidente da Escola Secundária de Silves; vereador permanente e não permanente da Câmara Municipal de Silves (eleito da CDU); dirigente associativo em várias entidades. Fundador do Terra Ruiva.
Artigo Anterior Mais bancos de jardim na Freguesia de Messines
Próximo Artigo Associações do Concelho de Silves receberam 350 mil euros
2 comentários
  • Eduardo Correia diz:
    10 de Junho, 2017 às 5:41

    Gostava saber se os trabalhos para abastecimento da agua rede publica Para o Odelouca vao começar em que data Muito obrigado por uma resposta.

    Responder
    • Francisco Martins diz:
      13 de Junho, 2017 às 21:46

      A empreitada do abastecimento de água ao Odelouca tem a consignação marcada para dia 19 de Junho do corrente.
      (a CMSilves, a empresa contratada para a fiscalização da obra e o empreiteiro, têm vindo a preparar no terreno o início da empreitada)

      A partir da consignação, o empreiteiro inicia a execução da obra.

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Tournée Rua 80 passa por Silves, Alcantarilha e Armação de Pêra
Lazer Sociedade
Algarve recebe 66 veículos de combate a incêndios, concelho de Silves incluído
Concelho
Sport Algoz e Benfica já encerrou o bar
Desporto
Horóscopo semanal, por Maria Helena Rodrigues
Astrologia Vida
Junta de Freguesia de São Marcos da Serra está a contratar
Economia Economia & Emprego Emprego

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?