Silves acolhe unidade móvel para rastreio de insuficiência cardíaca

A unidade móvel para o estudo da insuficiência cardíaca PORTHOS encontra-se estacionada em Silves, no Parque das Piscinas Municipais, até ao dia 14 de setembro.

O estudo, promovido pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e pela AstraZeneca, em parceria com a Nova Medical School – Faculdade de Ciências Médicas, visa avaliar a prevalência da doença em Portugal e contribuir para a definição de políticas de saúde capazes de colmatar as necessidades reais existentes.

O PORTHOS funciona entre 08h30 às 18h30 e está devidamente equipado com meios técnicos e humanos, onde se realizam alguns exames médicos, desde colheitas de sangue a eletrocardiogramas e o ecocardiogramas.

O estudo PORTHOS que pretende estudar a insuficiência cardíaca, depois de ter passado pelas principais regiões de Portugal Continental,  chega agora ao Algarve, mais concretamente a Silves e Lagos, onde se espera a participação de cerca de 246 utentes do Sistema Nacional de Saúde.

“O objetivo do PORTuguese Heart failure Observational Study (PORTHOS) ou, em português, Estudo Epidemiológico sobre Insuficiência Cardíaca na População Portuguesa, passa por conhecer o número de pessoas (prevalência) que sofrem de insuficiência cardíaca em Portugal e caracterizá-las, já que os últimos dados datam de há mais de vinte anos.

 

O estudo vai avaliar uma amostra representativa da população portuguesa (5.616 participantes), com residência em Portugal Continental e idade igual ou superior a 50 anos. Depois de contactados telefonicamente, os utentes que aceitarem participar no estudo serão convidados a deslocar-se a uma Unidade Móvel, instalada num camião, devidamente equipado com meios técnicos e humanos.

Os resultados do estudo PORTHOS irão aumentar o conhecimento e informação sobre o impacto desta doença em Portugal e, consequentemente, permitir uma definição de políticas de saúde capazes de colmatar as necessidades reais existentes”, afirma a organização.

Veja Também

Balanço da Campanha “2 Rodas: Agarre-se à Vida”- 16 vítimas mortais e mais de 500 feridos

A Campanha de Segurança Rodoviária “2 Rodas: Agarre-se à Vida”, da responsabilidade da Autoridade Nacional …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *