Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Carlos Osório
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Autorização para exploração de petróleo em Aljezur é contestada pela PALP e Região de Turismo do Algarve
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AlgarveAmbiente & Ciência

Autorização para exploração de petróleo em Aljezur é contestada pela PALP e Região de Turismo do Algarve

Terra Ruiva
Última Atualização: 2017/Fev/Qua
Terra Ruiva
10 anos atrás
PARTILHE

Depois de ser conhecida a autorização concedida pelo Governo para o consórcio ENI-GALP realizar uma sondagem a grande profundidade no mar frente a Aljezur, a Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) reagiu acusando o Governo de “absoluto desrespeito pela lei e pelos cidadãos”, tendo pedido já uma reunião com caráter de emergência.

Também a Região de Turismo do Algarve veio a público afirmando a sua “firme rejeição e profundo descontentamento” com esta decisão.


Em nota de imprensa, a PALP faz um resumo do processo: “Em Dezembro de 2016, a comunicação social noticiou um eventual cancelamento dos contratos de prospecção e exploração de petróleo no Algarve. No fim, apenas 3 contratos ficaram comprometidos, quando existem 9 na região e um total de 15 no País.
Ainda nesse mês, a Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) tentou obter esclarecimentos sobre as decisões do Governo aquando da entrega de um postal simbólico ao Primeiro-Ministro, porém, sem sucesso. Repetiu a solicitação, por e-mail, que continua sem resposta até hoje.
Apenas através de ofício do Ministério da Economia dirigido ao Parlamento a que a PALP teve acesso alguns dias depois foi possível tomar conhecimento de que “Por despacho de 7 de Dezembro de 2016, do Senhor Secretário de Estado da Energia, foram rescindidos os contratos de concessão para pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo nas áreas designadas por ‘Aljezur’ e ‘Tavira’, onshore, no Algarve, celebrados entre o Estado português e a sociedade comercial Portfuel – Petróleos e Gás de Portugal, Lda.[…]” e de que: “Ainda no dia 7 de Dezembro, o Senhor Secretário de Estado da Energia determinou iniciar o processo de execução das cauções prestadas pelo consórcio constituído pelas empresas REPSOL EXPLORATION, S.A. e PARTEX (IBERIA), S.A., […] conforme proposta da Entidade Nacional dos Mercados de Combustíveis, E.P.E., onde concluiu existir uma situação de incumprimento não justificado do plano de trabalhos para 2016 […]”.
Na passada semana a PALP tomou conhecimento que a Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) emitiu uma licença Título de Utilização Privativa do Espaço Marítimo Nacional (TUPEM) no dia 11 de janeiro para o consórcio ENI-GALP realizar uma sondagem a grande profundidade no mar em frente a Aljezur, furo a que se tinham oposto formalmente mais de 42000 cidadãos e instituições, em sede de consulta pública”.

Face a esta situação, a PALP afirma que continuará a pedir a rescisão de todos os contratos e que o “Governo tem fundamentos legais para extinguir contratos e não o faz”.

RTA descontente

Também a Região de Turismo do Algarve (RTA) manifesta a sua” firme rejeição e profundo descontentamento com a decisão, agora conhecida, de autorizar a prospeção e exploração de hidrocarbonetos ao largo de Aljezur a um consórcio integrado pela ENI/GALP”.

«Esta é uma decisão que afeta gravemente o futuro do turismo na região, pondo em causa os equilíbrios ecológicos e ambientais perante o eventual avanço de uma atividade altamente poluente e perigosa», afirma Desidério Silva, em nota de imprensa divulgada. O presidente da RTA refere ainda que «numa região que se afirma cada vez mais ao nível do Turismo de Natureza, com uma oferta de praia que está atualmente entre as melhores do mundo, a decisão de autorizar a prospeção de hidrocarbonetos é claramente um atentado à marca Algarve e ao seu valor para a economia do país».

“O setor do turismo é hoje o principal setor exportador de bens e serviços da economia portuguesa, sendo que as receitas geradas pelo turismo algarvio são responsáveis por cerca de 50% das receitas totais. É este valioso ativo que está agora em perigo e que a Região de Turismo do Algarve tudo fará para que não seja destruído.

A decisão da Administração Central é tanto mais surpreendente quando, não há muito tempo, o Governo decidiu, e bem, rescindir os contratos de prospeção e exploração de petróleo no Algarve com a Portfuel e com o consórcio Repsol/Partex. Tudo indicava então que os planos para a instalação de uma indústria altamente prejudicial ao turismo algarvio tinham sido definitivamente anulados. Pelos vistos, os cidadãos algarvios estavam enganados, tal como a generalidade dos agentes económicos que operam na região e demais entidades que se têm manifestado contra o avanço daquela indústria.

Preocupados com a imagem e posicionamento que o Algarve assume atualmente junto dos seus mercados emissores de turistas, a Região de Turismo do Algarve espera – e ainda acredita – que a decisão agora tomada possa ser rapidamente revogada. O Algarve pretende continuar a ser um destino natural que prima pela segurança, pela qualidade das suas infraestruturas e pela excelência da sua oferta, respondendo de forma cabal àquilo que são as principais motivações dos turistas que nos visitam”, afirma o documento da RTA.

Total Views: 0
Espécies invasoras em águas portuguesas sobem para 231: estudo revela novos dados
Turismo do Algarve leva o destino a 18 mercados internacionais
Quercus elogia apoio à criação de refúgios climáticos e alerta que há 108 municípios sem Plano Municipal de Ação Climática
ALGARVE 2030 mantém aberto concurso para apoiar a eficiência energética dos equipamentos sociais
AMAL apoia candidatura de Loulé a Capital Portuguesa da Cultura 2028
TAGGED:Algarveexploração de petróleoPALPRTA
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
Artigo Anterior 9 em cada 10 pessoas repetirá as resoluções de Ano Novo em 2017
Próximo Artigo Festival Al-Mutamid com espetáculo em Silves
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Horóscopo para setembro, por Maria Helena Martins
Astrologia Vida
Museu Municipal de Arqueologia celebra aniversário com programa próprio
Cultura Sociedade
GNR alerta para burlas de “falsos acidentes” – esquemas lesam vítimas em mais de 72 mil euros só no primeiro semestre
Pessoas Vida
Seminário «O Futuro da Agricultura Algarvia na Próxima Década» reúne setor para debater desafios e oportunidades
Economia Economia & Emprego
Sessão da Assembleia Municipal de Silves no dia 31 de agosto
Política Sociedade

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?