Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: O 1º de Maio em Silves (1890-1894)
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
História & PatrimónioOpiniãoSociedade

O 1º de Maio em Silves (1890-1894)

José Manuel Vargas
Última Atualização: 2026/Mai/Ter
José Manuel Vargas
3 horas atrás
PARTILHE

Silves foi uma das raras localidades em Portugal, além de Lisboa e Porto, a participar nas primeiras celebrações internacionais do Dia do Trabalhador, em 1890. O jornal “O Protesto Operário”, de 4.5.1890, dava uma curta, mas muito significativa notícia: “Em Silves, mais de duzentos operários percorreram as ruas com uma filarmónica, aderindo assim à reclamação operária. Honra aos operários de Silves!”.

Em Maio de 1891, não terá havido festejos, pois estavam numerosos operários sem trabalho, em consequência de um violento incêndio, ocorrido em Janeiro, na fábrica Vilarinho & Sobrinho de que só então estavam a iniciar-se os trabalhos de recuperação (O Protesto Operário, 24.5.1891).

Também em 1892, a data da festa operária não foi assinalada com o devido brilho, sendo apenas conhecido um telegrama de congratulações que os corticeiros de Silves enviaram à comissão organizadora das comemorações em Lisboa (O Protesto Operário, 8.5.1892).

Já em 1893, o1.º de Maio voltou a celebrar-se como em 1890, sendo conhecidos mais pormenores de como foi organizada e decorreu a comemoração. Na semana anterior, houve reuniões preparatórias num “armazém da opulenta casa Vilarinho”. “A alvorada do 1.º de Maio foi anunciada com salvas de morteiros, saindo a filarmónica Vilarinho a tocar”, seguiu-se pelas 10 horas, um cortejo cívico a partir do cais, levando à frente a bandeira da Associação Fraternidade Operária Silvense. Os operários, desfilando em alas, “percorreram as ruas da cidade, nomeio de um entusiasmo indescritível, reinando sempre a ordem mais absoluta”. Depois, uma reunião muito participada no armazém e discursos, à tarde merendas no campo (O Protesto Operário, 7.5.1893).

Importa aqui referir que a associação “Fraternidade Operária” tinha não só sócios operários (ordinários e extraordinários), mas também sócios ditos “auxiliares” e “protectores” que eram patrões. Numa assembleia, dirigida pelo industrial António Caldas, que era também regente da filarmónica, os sócios operários apresentaram uma proposta para “exclusão dos sócios ricos” que não precisavam do auxílio da associação, antes se aproveitavam dos seus bens. A proposta não chegou a ser votada, pois o industrial encerrou a sessão da assembleia (O Protesto Operário, 9 e 16 de Julho de 1893).

Alegoria ao 1º de Maio (Ilustração Portuguesa, 1 de Maio, 1905)

Em 1894, a organização 1.º de Maio esteve a cargo da Associação de Classe da Indústria Corticeira Silvense, legalmente constituída em 1893 (estatutos publicados no Diário do Governo, 24.11.1893) e as comemorações tiveram um cariz algo diferente, mais consentâneo com o espírito da “festa operária”, como nos mostra uma colorida descrição, publicada no jornal “A Federação” (13.3.1894), e que transcrevemos, mantendo a “ortographia” da época, por ser facilmente inteligível:

SILVES — A manifestação do 1.º de Maio – cortejo— comício—doença de um orador — passeio ao campo.

Foi imponente a manifestação realisada n’esta cidade no dia 1.º de maio. Ninguém trabalhou. Os próprios industriaes não pensaram, sequer, em abrir as fábricas! Cerca das 10 horas da manhã começou a affluir grande numero de operários à porta da associação de classe, d’onde devia sair o cortejo cívico. Às 11 horas, estando reunidos cerca de 800 companheiros, chegaram a sr.ª D. Angelina Vidal, Luiz de Figueiredo e Conceição Pires, pondo-se o cortejo logo em ordem, levando à frente a bandeira da associação e assim percorreu as principaes ruas de Silves.

Angelina Vidal

 

Durante o trajecto, foram distribuídos muitos manifestos com o titulo Aos trabalhadores do Algarve e os da União do 1.º de maio de 1894. Dirigiu-se, por fim, o cortejo para o salão destinado à escola da Cooperativa Silvense, onde se celebrou o comício, extraordinariamente concorrido por cerca de 2:000 pessoas. Tomou a presidência José Calvário, secretariado por Vicente do Carmo e José Baião. Começando os trabalhos, foi dada a palavra ao sr. Luiz de Figueiredo, que logo às primeiras syllabas mostrou estar um pouco encommodado. Talvez cançasso de ter perdido a noite no comboio. Por isso o seu discurso foi escutado por todos com uma frieza glacial. Seguiu-se a sr.ª D. Angelina Vidal, que foi recebida com uma prolongada salva de palmas; e que proferiu um discurso arrebatador, communicando grande e justificado enthusiasmo à assemblèa. Fallaram, ainda, os srs. Conceição Pires e Manuel de Jesus, que a assemblèa muito victoriou, sendo em seguida encerrada a sessão. De tarde houve um passeio ao campo. Innumeras famílias, com as suas merendas, foram pelos prados e pomares festejar o grande dia de confraternisação nacional; e assim terminou a festa dos operários, que no futuro será, também, a da sua emancipação. CORTICEIRO.

 

Breves notas biográficas dos participantes no comício:

– Angelina Vidal (1847-1917), Jornalista, escritora, professora, politicamente era republicana federalista, próxima do ideário socialista mais radical. Muito activa na defesa dos direitos das mulheres, foi uma notável pioneira da luta feminista.

– António Joaquim da Conceição Pires (? – 1903) – Pertencia à direcção da Federação do Sul do Partido Operário Socialista Português (POSP) e estava alinhado com a tendência “possibilista”.

– José de Oliveira Calvário, activista e dirigente do movimento associativo, na cooperativa e na associação de classe, seria na Primeira República, presidente da Junta de Paróquia. Foi o pai do militante comunista, José de Oliveira Calvário Júnior (1898-1953).

– José Gregório Baião – Um dos fundadores da Associação de Classe.

– Manuel Luiz de Figueiredo (1861-1927), tipógrafo, jornalista, dirigente do POSP e redactor principal do “Protesto Operário”. Esteve no 1º Congresso das Associações de Classe (Lisboa, 1882) e no Congresso Marxista Internacional (Paris, 1889) e seguiu a tendência “possibilista” (moderados, reformistas, críticos das greves). Nas eleições legislativas de 1894, em que a ala “marxista” do POSP não concorreu, foi candidato pelo círculo de Lisboa e obteve 84 votos em Silves (Protesto Operário, 22.4.1894).

– Vicente do Carmo – Republicano, foi fundador da Associação de Socorros Mútuos João de Deus (1903).

 

Observação: Sobre outras comemorações do 1.º de Maio, em Silves, vejam-se, com proveito: Vera Gonçalves, “1.º de Maio – Dia do Trabalhador”, Terra Ruiva, Maio 2018; António Guerreiro, 1924 Silves: As Vozes da Resistência, 2024.

 

Total Views: 0
Música para bebés, na Biblioteca Municipal de Silves
Apresentação de livro de Beatriz Cabrita, na Sociedade de Messines
Jantar Solidário com o Sport Algoz e Benfica
Ação de formação em Silves: “Adaptação das florestas à seca”
27º Festival da Caldeirada e do Mar e 3ª Conferência do Mar em Armação de Pêra
TAGGED:1º de maioJosé Manuel VargasSilves
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
PorJosé Manuel Vargas
Natural de Lisboa, nascido em 1948. Tem ascendência materna e paterna ligada às freguesias de S. Bartolomeu de Messines e S. Marcos da Serra. Professor do Ensino Secundário ( aposentado), é investigador de história local e regional, com várias obras publicadas.
Artigo Anterior Jantar Solidário com o Sport Algoz e Benfica
Próximo Artigo À procura de 6 rostos masculinos para a imagem da Feira Medieval de Silves
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

À procura de 6 rostos masculinos para a imagem da Feira Medieval de Silves
Concelho
AMAL apresenta Plataforma de Gestão de Formação aos municípios
Algarve
Abertas inscrições para expositores na Feira Medieval de Silves
Concelho
Campeonato de Rampa 2026, em São Marcos da Serra
Desporto
Ação de voluntariado em Armação de Pêra, para o projeto Heróis da Fruta
Concelho

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?