Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Berliques & Berloques
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Opinião

Berliques & Berloques

António Guerreiro
Última Atualização: 2019/Jan/Qui
António Guerreiro
7 anos atrás
PARTILHE

Alguém sabe o que são artes de berliques e berloques? O dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia de Ciências de Lisboa refere que artes de berliques e berloques são ações por magia ou por processos misteriosos. Foi assim que me senti no último sábado (4 de janeiro de 2019) à tarde na Biblioteca Municipal de Silves. Mas retomemos ao início da história, como na televisão, no cinema ou mesmo na literatura, vejamos tudo o que aconteceu até ao presente momento e, como o filme não acaba onde começou, ainda alguns momentos posteriores aos berliques e berloques. Claro que a minha vida já começou há alguns anos e espero continuar a respirar ainda algum tempo, por isso este relato é apenas um minúsculo excerto (não me ocorre uma palavra menor que minúsculo, mas deve haver, talvez poeira, talvez átomo), um átomo da minha vivência, e, portanto, o artista não vai morrer no fim.

Dois dias antes, vi no facebook do Jornal Terra Ruiva (Paula, eu vou ao facebook ver as notícias) o anúncio de um workshop de fotografia ministrado por José Estiveira no sábado na Biblioteca Municipal de Silves. Pensei, boa, vou marcar na agenda e tentar estar presente. Workshop quer dizer oficina de trabalho e, normalmente, aplica-se este termo quando existe uma atividade prática, mas como não fazia referência à utilização de máquina fotográfica, imaginei que se trataria de um seminário ou mesmo de uma conferência.
Os dias passaram. No sábado à tarde, estava em casa a controlar a hora, vivo a dois minutos da Biblioteca Municipal, e quando já era praticamente 16 horas decidi sair e dirigir-me ao evento. Na rua ocorreu-me que talvez fosse necessária uma máquina fotográfica, tratava-se de um workshop, as palavras devem ter valor e serem empregue na justa medida do seu significado, mas não poderia regressar a casa para ir buscar uma máquina, não por falta de máquinas, nem de tempo, mas por falta de energia, nenhuma das baterias das máquinas estavam carregadas. Quando decido fotografar, tenho de preparar com antecedência a máquina e um dos aspetos essenciais é carregar as baterias e limpar as máquinas. Mas voltemos ao espaço imediatamente antes da entrada na Biblioteca Municipal, já na escadaria, um grupo de jovens, aí na casa dos vinte a trinta anos, ia também a entrar no edifício, uma rapariga dizia «Ofereceram-me uma máquina pelo Natal, mas não sei fotografar, vi este evento e pensei, uma boa oportunidade». Entrei no edifício.

Já dentro do edifício, meti conversa com a funcionária camarária que assegurava a receção, de máquina em punho, perguntando se era necessária máquina, sempre a pensar no workshop. Ela brincou comigo, dizendo que não, a máquina era só para registar o evento. Entrei na sala onde ocorrem os eventos e, para meu espanto, a sala estava manifestamente ocupada, com muitos jovens e alguns idosos, imagino conhecidos do conferencista. Tratou-se de facto de um seminário ou de uma conferência, honesta com algum desnorte, como estamos no sul, talvez dessul (inventei uma palavra nova), na forma de apresentar os conceitos, e uma tecnologia pouco atual para os recursos tecnológicos existentes.

Por artes de berliques e berloques, como é que estavam tantas pessoas, essencialmente jovens, neste evento? Será que tiveram todos prendas de máquinas fotográficas no Natal? Será que apareceram no evento para serem vistos? Vistos por quem?

Só a magia é que parece ser a causa desta enxurrada. Será que existe um novo grupo de gente jovem a querer fazer coisas em Silves?

E fotografia porque não!

Total Views: 0
Ser Pai/ Ser Mãe Hoje – Entre o mundo digital e a responsabilidade de educar
Primavera à mesa: o que devemos mesmo comer nesta altura?
Realidade virtual
O 1º de Maio em Silves (1890-1894)
Festejar a Democracia e a Constituição
TAGGED:António Guerreiroberliquesberloquesfotografia
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
PorAntónio Guerreiro
Natural de Silves, nascido em 1962, é doutor em Educação Matemática, professor e diretor da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Os seus interesses atuais nos tempos livres são a escrita, a leitura e a fotografia.
Artigo Anterior Escola Municipal de Natação de Silves realiza Encontro Anual
Próximo Artigo Vai ser inaugurado o novo Parque Multidesportivo em Silves
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Um santuário para as aves na freguesia de Messines
Ambiente & Ciência Concelho
Horóscopo para o mês de junho, por Maria Helena
Astrologia Vida
Deputados do PS do Algarve querem saber porque circulam comboios a diesel quando linha está eletrificada
Política Sociedade
Corte de luz em Armação de Pêra
Concelho
Greve Geral no dia 3 de junho, esperada forte adesão no Algarve
Política Sociedade

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?