No dia 20 de junho de 2026, a Coleção Luís Negrão e Família, em parceria com a Câmara Municipal de Silves, inaugura no Centro de Exposições de Alcantarilha a exposição Acreditar no gesto, da artista Cristina Massena.
Recentemente adquiridas pela coleção, a exposição reúne obras das séries Fragmentos (2025), Insónia (2025) e Por Detrás do Muro Branco (2025), onde, da marca da sua investigação sobre a condição da memória, do tempo, do espaço e potência do gesto, emerge o corpo do seu processo de trabalho enquanto elemento contínuo e suporte fundamental às suas indagações.
Sugere-se ao público que seja corpo ao espaço e às obras, como continuidade afectiva revelada no encontro poético com a palavra, matéria igualmente fundamental à artista e presente em duas das séries que se encontram na exposição.
A inauguração contará com os representantes da Câmara Municipal de Silves, a artista Cristina Massena, o colecionador Luís Negrão e o curador da exposição Hugo Santos Silva, reforçando o papel do Centro de Exposições de Alcantarilha como espaço de enraizamento e divulgação culturalda região.
Com esta iniciativa, a Coleção Luís Negrão e Família continua o seu compromisso com a criação contemporânea, fortalecendo a relação entre artistas, instituições e comunidade, consolidando a sua participação para programação cultural do Município de Silves e para o panorama artístico nacional.
A exposição estará patente ao público até dia 3 de outubro, de terça a sábado, entre as 13h e as 19h.
Texto: Luís Negrão — colecionador / Hugo Santos Silva — curador






