Os estudantes da Universidade do Algarve, em particular da Escola Superior de Saúde, reivindicam a construção de um edifício próprio para a instituição.
Em resposta a esta necessidade, a JCP organiza na próxima terça-feira, dia 25 de fevereiro, uma tribuna pública onde os alunos vão expor os problemas, não só a urgência de um novo edifício, mas também as várias dificuldades que enfrentam no dia a dia académico.
A situação é exposta em comunicado: “Os alunos da Escola Superior de Saúde (ESS) da Universidade do Algarve continuam sem edifício próprio, uma situação preocupante que compromete as condições necessárias para a formação adequada de profissionais numa área essencial para o país. A ausência destas instalações limita a capacidade de realização de atividades práticas nos seis cursos desta faculdade, devido à insuficiência de laboratórios apropriados. Como consequência, os estudantes são obrigados a recorrer a salas e laboratórios de outras faculdades, que não estão capacitados para darem resposta às necessidades concretas daquela área disciplinar.
Há muito que os estudantes pedem a construção deste edifício. “Queremos um novo edifício para a ESS!” é o nome do abaixo-assinado dinamizado pela JCP, ação que representa os estudantes da faculdade de saúde, e já conta com perto de 300 assinaturas. Este movimento de união entre estudantes vai dar lugar a uma Tribuna Pública, com intuito de dar voz aos alunos e expor o seu descontentamento face às atuais condições oferecidas pela Universidade do Algarve, numa ação de luta por um ensino superior gratuito, democrático e de qualidade.”
A Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve oferece formação de 1.º Ciclo em Ciências Biomédicas Laboratoriais, Dietética e Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Imagem Médica e Radioterapia.
A construção de um novo edifício para a esta escola é fundamental para garantir aos seus estudantes as condições necessárias para se formarem numa área tão necessária ao país. A não existência de um edifício próprio para a Faculdade de Saúde da Universidade do Algarve limita a estes cursos a capacidade de realizarem atividades práticas, nomeadamente devido à insuficiência de laboratórios adequados.
Tal situação, é colmatada muitas vezes através da utilização dos laboratórios da Faculdade de Ciências e Tecnologias, que não estão capacitados para darem resposta às necessidades concretas daquela área disciplinar.
O PCP apresentou uma proposta para o orçamento de estado de 2025 para a construção de um novo edifício para a Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve chumbada com os votos contra do PSD e CDS e abstenções de PS, CH e IL.
Nós, estudantes da UAlg, queremos um novo edifício para a ESS e apoiamos a proposta do PCP no âmbito do Orçamento de Estado de 2025, “ Construção de um novo edifício para a Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve”.
Exigimos um Ensino Superior gratuito, democrático e de qualidade!








