Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Carlos Osório
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Encerramento das comemorações do 25 de abril em Silves homenageia os que “Pela Liberdade Lutaram e Sonharam”
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
História & PatrimónioSociedade

Encerramento das comemorações do 25 de abril em Silves homenageia os que “Pela Liberdade Lutaram e Sonharam”

Terra Ruiva
Última Atualização: 2024/Dez/Qui
Terra Ruiva
2 anos atrás
O Memorial, com os nomes dos que lutaram e sonharam
PARTILHE

A inauguração do Memorial “Pela Liberdade Sonharam e Lutaram”, em memória dos presos políticos e resistentes antifascistas do concelho de Silves, marcou o encerramento das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, promovidas pela Câmara Municipal de Silves.

A evocação da luta dos operários corticeiros, em 1924, contra as terríveis condições de trabalho, através da apresentação do livro de António Guerreiro e o concerto “A Mulher é uma Arma” completaram o programa.

A parte do Memorial virada para o rio, representando o concelho de Silves

 

O Memorial

O Memorial, que se encontra colocado junto ao Rio Arade, perto da Ponte Nova, foi inaugurado na presença de autarcas, nomeadamente da presidente Rosa Palma e executivo permanente da Câmara de Silves, Luísa Conduto Luís, Maxime Sousa Bispo e Tiago Raposo, presidente da Junta de Freguesia de Silves, Tito Coelho e membros da Assembleia Municipal de Silves, Fátima Matos e Bruno Pereira. Estiveram também presente o dirigente da URAP (União de Resistentes Antifascistas Portugueses), José Pedro Soares, membros da Comissão de Honra das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril,  e muitas outras pessoas que se associaram a esta homenagem.

Autarcas, antigos resistentes antifascistas, membros da URAP e da Comissão de Honra e o autor do memorial

Destaque ainda para a presença de três opositores ao regime salazarista, Gregório Patrício, José Viola e Vítor Cabrita Neto, cujos nomes constam na placa do memorial, onde se inscrevem 288 nomes de homens e mulheres que lutaram contra o fascismo, muitos deles passando largos anos na prisão, incluindo no Tarrafal.

Uma luta a que a intervenção emocionada de José Pedro Soares, militante do PCP, que foi o preso político que foi submetido por mais tempo à tortura do sono, lembrou, destacando a importância de não esquecer o passado mas, sobretudo, a necessidade de defender o futuro, construído em liberdade e democracia. José Pedro Soares falou do levantamento dos presos políticos que tem vindo a ser feito pela URAP, que já conta com 34.500 nomes, sendo certo que este número fica aquém do real, porque muitas pessoas eram presas em prisões locais não chegando a ficar registadas. Lembrou também as lutas do operariado português em 1934 e a figura do operário corticeiro silvense José Vitoriano e outros silvenses que foram desterrados para a prisão do Tarrafal.

A necessidade de preservar a memória, também como forma de honrar aqueles que lutaram pela liberdade, foi igualmente abordada nas intervenções de Rosa Palma, Tito Coelho e Vítor Neto. Este deixou ainda um apelo para que “esta homenagem não se fique por aqui”, mas que o seu sentido seja explicado às gerações mais novas, “para que conheçam a vida dos seus pais e avós” e que compreendam que “a liberdade tem que ser conquistada”.

O Memorial, com os nomes dos que lutaram e sonharam

A estas intervenções, e antes do descerramento do monumento, foi apresentado o autor do memorial, o artista plástico João Frank e membros da equipa que construiu esta escultura de uma tonelada de peso, durante três meses. De referir que a ideia de  construção deste memorial, surgiu da apresentação de uma proposta feita por um munícipe, no decorrer de uma sessão do orçamento participativo, organizada pela autarquia de Silves. Que deu depois corpo à ideia, concretizada no dia 30 de novembro, pois, como disse o autor do memorial, “a obra nasce agora”.

Total Views: 0
Festa da Rua 80 em Alcantarilha
Festa da Espuma 2026 em Alcantarilha
Escolhas de Portas Abertas 2026 assinala o Dia Internacional da Juventude, em Silves
Missão Recife do Algarve, em Armação de Pêra
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Armação de Pêra
TAGGED:50 anos do 25 de AbrilCâmara Municipal de Silvesencerramento das comemoraçõesJoão FrankJosé Pedro SoaresmemorialRosa PalmaTito CoelhoURAPVítor Neto
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
Artigo Anterior ASAE apreende 23,5 toneladas de laranjas de Espanha com destino a Silves
Próximo Artigo Inauguração de Presépio da Sociedade Alcantarilhense
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Caminhada Noturna em Messines
Desporto
O Algarve à mesa; os pratos de verão podem ser saudáveis?
Saúde & Bem Estar Vida
CREACTIVITY em Messines, para crianças a partir dos 6 anos
Educação Sociedade
Terra Ruiva de Férias
Concelho
Exposição de pintura de Manuel Passinhas da Palma em Silves
Cultura Sociedade

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?