Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: O céu de setembro, com eclipse solar e uma super lua cheia
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Ambiente & CiênciaSociedade

O céu de setembro, com eclipse solar e uma super lua cheia

Terra Ruiva
Última Atualização: 2024/Set/Qui
Terra Ruiva
2 anos atrás
PARTILHE

O regresso ao trabalho (para alguns) é marcado pela Lua Nova de dia três. Esta fase lunar ocorre quando a Lua se encontra na direção do Sol, motivo pelo qual não nos é possível observá-la nestes dias. De facto, só ao final da tarde de dia cinco é que iremos observar a Lua pôr-se junto ao planeta Vénus e à constelação da Virgem. Esta efeméride tem lugar no mesmo dia em que a Lua atinge o seu apogeu (ponto da órbita mais afastado da Terra) motivo pelo qual parece ligeiramente mais pequena do que é habitual.

Neste mesmo dia o planeta Mercúrio terá atingido a sua maior elongação (afastamento relativamente à direção do Sol) para oeste, sendo a melhor ocasião para observa-lo antes do amanhecer. Esta informação é particularmente relevante tendo em conta que no final do mês Mercúrio deixará de ser visível.

Na madrugada de dia oito o planeta Saturno estará em oposição, i.e., a posição diametralmente oposta à do Sol. Por este motivo, iremos encontra-lo com a sua face totalmente iluminada.

Três madrugadas depois, a Lua apresentar-se-á na sua fase de quarto crescente, mas dada a fase lunar em questão, só iremos vê-la junto à constelação do Sagitário ao início da noite seguinte.

Tal como em sucedeu durante o mês de agosto, no dia dezassete terá lugar uma ocultação do planeta Saturno por parte da Lua. Este evento apenas será observável numa faixa que se estende da costa oeste dos EUA até o leste do continente australiano.

Céu a sudeste pelas três horas da madrugada de dia dezoito. Igualmente é visível a posição da Lua no dia vinte e dois.

No dia dezoito a Lua estará na direção oposta à do Sol o que, por ocorrer onze horas antes desta atingir o seu perigeu (ponto de órbita mais próximo da Terra) dará lugar a uma super lua cheia. Aquando desta efeméride o extremo nordeste da Lua irá rasar a umbra terrestre, i.e. parte da sombra onde a luz solar é totalmente bloqueada pela Terra, originando desta assim um eclipse lunar parcial. Este evento começará pela uma hora e quarenta e um minutos (hora de Lisboa) altura em que a Lua começará a passar pela zona donde apenas parte da luz solar é bloqueada pela Terra (a penumbra). Entre as três horas e doze minutos e as quatro horas e catorze minutos, o topo norte da lua irá atravessar a zona de umbra, sendo que o máximo do eclipse terá lugar pelas três horas e quarenta e quatro minutos. Este evento irá terminar pelas cinco horas e quarenta e cinco minutos.

No dia vinte será a vez do planeta Neptuno estar em oposição.

A presença da Lua junto ao aglomerado estelar do Sete-Estrelo (ou Plêiades) coincide com outra efeméride astronómica que no nosso país chamamos de Equinócio Outonal. De facto, pela uma hora e quarenta e quatro minutos da tarde de dia vinte e dois a Terra atinge o ponto da sua órbita em que o Sol passa a ser visto abaixo do Equador Celeste (projeção da linha do Equador na esfera celeste), dando assim início ao outono no nosso hemisfério.

Ao final da madrugada de dia vinte e seis veremos a Lua aproximar-se-á aos poucos da estrela Pólux, uma das cabeças da constelação dos Gémeos. Mais interessante é o facto desta noite (e não a de dia vinte e dois) durar doze horas.

Céu a sudoeste pelas quatro horas da tarde de dia vinte e dois. Igualmente é indicada a posição do Sol nos dias quinze e vinte e sete.

Finalmente no dia vinte e sete o cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) atingirá o seu periélio (ponto de maior aproximação ao Sol). Alguns estudos indicavam que este objeto vindo da nuvem de Oort (uma nuvem esférica de corpos rochosos orbitando ao redor do Sol, com um raio de cerca de um ano-luz) poderá ser o cometa mais brilhante dos últimos anos. No entanto um estudo recente aponta a que o núcleo deste cometa esteja a entrar em fragmentação.

Boas observações!

 

Fernando J.G. Pinheiro (CITEUC e FCTUC)

(imagens adaptadas de Stellarium)

Total Views: 0
Interrail Poético Tunes 2026 – Encontro de poesia dedicado à palavra e à memória da aldeia
Santos Populares em Alcantarilha
Ciclo de Teatro ao Ar Livre 2026 percorre as freguesias do concelho de Silves
Cento de Reprodução do Lince Ibérico, em Silves, procura voluntários
Santos Populares no Boião, na freguesia de São Marcos da Serra
TAGGED:céu de setembroCultura Ciência e Tecnologia na ImprensaFernando J.G. Pinheiro
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
Artigo Anterior Impacto dos miomas uterinos na vida sexual das mulheres, no Dia da Saúde Sexual
Próximo Artigo Turismo do Algarve prepara campanha de marketing digital para o mercado dos EUA
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Torneios de Voleibol de Praia em Armação de Pêra
Desporto
14º Gym Fest em Messines
Desporto
Corte de energia elétrica em Alcantarilha
Concelho
Intermarché investe 4 milhões de euros em nova loja no Algoz
Economia Economia & Emprego Empresas
Anunciado o novo o Hospital Lusíadas Faro: “o maior e mais tecnológico do Algarve”
Saúde & Bem Estar Uncategorized Vida

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?