Sessão de esclarecimento sobre a navegação nas grutas de Benagil

O Turismo do Algarve, o Município de Lagoa e a Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) vão promover uma sessão de esclarecimento pública sobre o projeto “Edital – Instrução de Navegação em Área Marítima referente às Grutas de Benagil”, dirigida às empresas marítimo-turísticas.

O evento decorrerá na próxima terça-feira, 21 de maio, às 20h00, no Auditório Carlos do Carmo da Câmara Municipal de Lagoa, situado na Rua do Centro de Saúde.

Este encontro contará com a participação do Comandante do Porto de Portimão, Eduardo Luís Pousadas Godinho, com quem o setor poderá abordar e esclarecer as novas regras definidas no edital.

O objetivo principal deste edital é assegurar que a navegação, especialmente nas proximidades e acesso às Grutas de Benagil, seja realizada em condições seguras, protegendo visitantes, operadores marítimo-turísticos, a navegação geral na área e o meio ambiente.

A sessão é aberta às empresas marítimo-turísticas registadas no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística (RNAAT), mediante inscrição prévia: .https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfYJnT0CrvA1nuAhomvhQDxOWy9a6I11w4tgN27F9IQkSpLmg/viewform

 

As Grutas de Benagil

As Grutas de Benagil são uma das atrações turísticas mais visitadas na região do Algarve, conhecidas pela sua beleza natural e relevância ambiental.

Baseando-se nas recomendações do grupo de trabalho “Grutas de Benagil”, reconhece-se a necessidade urgente de regulamentar as visitas às grutas devido ao elevado número de visitantes e ocorrências. As recomendações indicam a urgência de implementar medidas de gestão prioritárias em 2024, através da publicação de um edital.

Em resposta a estas recomendações, foi elaborado o projeto de Edital/Instrução de Navegação, atualmente em fase de consulta pública até dia 10 de junho, visando recolher opiniões e contributos: https://participa.pt/pt/consulta/gt-grutas-de-benagil-instrucao-de-navegacao

Após este período, será feita a avaliação e ponderação das sugestões recebidas, com possíveis ajustamentos ao projeto.

 

 

 

 

 

Veja Também

No 1º trimestre: Hóspedes, Dormidas e Proveitos aceleram acima da média no Algarve

No primeiro trimestre de 2024, o setor do alojamento turístico no Algarve registou 697 mil hóspedes (+7,9%), …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *