Se há uns anos, parecia uma visão quase impossível, face às adversidades que passava, hoje, quando se prepara para comemorar o seu 43º aniversário, o Serrano Futebol Clube pode respirar ar fresco, com um novo rumo.
O Serrano Futebol Clube, associação emblemática de São Marcos da Serra, foi, em tempos, a associação com maior atividade desportiva e cultural da freguesia, mas, como é de conhecimento público, devido a diversas situações do passado, atingiu uma dívida de mais de cem mil euros entre fornecedores, Segurança Social, Finanças e, até, trabalhadores.
Em 2019, “quase sem nenhum apoio”, o serrano Jorge Lima, empresário bem conhecido na terra, iniciou um esforço de recuperação “com a vontade de não deixar o clube ir ao fundo e perder-se anos e anos de história”.
Com a boa vontade dessas pessoas, em especial do sócio Márcio Coelho, elaborou diversos acordos de pagamentos em prestações com as entidades e, pouco a pouco, com o aluguer das carrinhas para o transporte escolar e da própria sede do clube foi liquidando as prestações mensais, nunca se atrasando com um único pagamento.
Nesse mesmo ano, uma vez que nenhuma lista se apresentou às eleições aos órgãos sociais, formou-se uma Comissão Administrativa, composta por Jorge Lima, Pedro Silva e Rui Grilo, que “dentro de tão poucas possibilidades aguentaram o barco numa fase inicial”, como diz Jorge Lima.
Posteriormente, Jorge Lima e Pedro Silva, “com a ajuda de dois ou três simpatizantes”, foram fazendo algumas festas para angariar mais fundos para o Clube.
Jorge Lima recorda que não tinha dinheiro para suportar as despesas da primeira festa que organizou e foi com a ajuda de Márcio Coelho, que encontrou maneira de ir buscar algumas bebidas a Pêra, emprestadas, que conseguiram obter lucro para ir pagando mais algumas contas.
A este grupo, juntou-se depois, Sara Lima, que começou a dinamizar, em conjunto com Jorge Lima e Pedro Silva, iniciativas que, pouco a pouco, foram permitindo reduzir a dívida, para menos de metade, até ao final do ano de 2023.

Entretanto, foi criado pelos impulsionadores deste projeto, e por mais um grupo de pessoas que se foram juntando e colaborando, o Festival Comidas d’Monte, de enorme sucesso nas suas duas edições. Por esta razão já estão a preparar a terceira edição, prevista para os dias 28 e 29 de setembro, em parceria com a Junta de Freguesia de S. Marcos da Serra e da Câmara Municipal de Silves, referindo ter uma grande novidade preparada para o ano 2024, que a seu tempo irá ser revelada.
A nova Direção, consciente que ainda faltam liquidar algumas dívidas, propõe-se “continuar de braços levantados” e a realizar um conjunto de iniciativas anuais, que contam desde a vertente cultural até à vertente desportiva.
Sara Lima, tesoureira, refere que o grande foco agora, após a liquidação de todas as dívidas à Segurança Social e Finanças é o pagamento dos ordenados em atraso às trabalhadoras, que, com idade já avançada, “merecem todo o reconhecimento dos anos que se dedicaram ao Serrano”. Conhecedora de todo esse sacrifício, recorda a forma exemplar como, muitas vezes, as via já com grandes dificuldades físicas, a não deixar fechar o seu local de trabalho. “Era do conhecimento de todos, que o Serrano lhes devia já imenso dinheiro e mesmo assim, mantinham-se firmes, esperando uma recuperação do Clube”.
Posteriormente, a Direção espera conseguir ir liquidando as restantes dívidas aos fornecedores, apesar de reconhecer que, até ao ano passado, com o aluguer da carrinha para os transportes escolares, era bem mais fácil, mas, com a situação mais sólida, não será impossível, desde que se mantenham com o “mesmo pulso firme” que os tem caracterizado ao longo destes últimos anos.

Quanto à sede do Clube, foi aberto concurso para a exploração do bar, que desde fevereiro já se encontra concessionada, uma vez que é de entendimento da Direção, que a associação ainda não consegue ter solidez suficiente para se autossustentar. Além disso, consideram que a vida associativa alterou e que atualmente é difícil ter uma Direção que consiga manter uma porta aberta, com todos encargos que isso acarreta.
A sede foi então arrendada a Márcio Neves, num projeto familiar que “promete dinamizar de forma consciente todo o seu espaço”, desde o bar, que funcionará todos os dias, assim como o ginásio, podendo os sócios ou não sócios usufruir das máquinas que estão em pleno funcionamento.
Para um futuro próximo, a Direção prepara a reativação do futebol, “de forma gradual”, sendo que “está em negociação a escolinha de futebol, para as crianças de S. Marcos da Serra, assim como uma equipa de veteranos.”
Nas instalações da sede, decorrem ainda diversas atividades desportivas, como o Desporto Sénior, organizado pela Câmara Municipal de Silves, um grupo de Capoeira, que funciona às terças e quintas, das 17h30 as 19h30; e um grupo de Zumba, que funciona às segundas feiras, das 21h às 22h.
Além destas atividades, a Direção tem programadas várias iniciativas, este ano de 2024. Já no mês de março, no dia 23, comemora o seu 43º aniversário, com uma Noite de Fados, com Maria da Saudade e uma Homenagem ao dirigente Manuel Guerreiro.
Também em março, irá participar em mais uma edição da Feira do Folar, que decorre em São Marcos da Serra de 29 a 31 de março.
Órgãos Sociais do Serrano Futebol Clube
Em dezembro de 2023, após quatro anos de grande trabalho e empenho, e “com um saldo bastante mais animador”, foi marcada uma nova assembleia geral, para apresentação de listas e eleição de novos corpos sociais.
Foi proposta aos sócios uma nova lista que ganhou com maioria absoluta dos 32 sócios presentes, tendo sido eleita com 31 votos a favor e um branco, que se compõe da seguinte forma:
DIREÇÃO
Presidente – Jorge Manuel Cortes Lima
Secretário – Vera Lúcia Mendes da Encarnação
Tesoureiro – Sara Mafalda Santos Lima
1.º Vogal – Armando José Ponte Galrão da Silva
2.º Vogal – Duarte Miguel Ramos Cabrita
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente – Pedro Alexandre Estevão Ferreira
Vice-Presidente– Andreia Filipa Guerreiro José
Secretário – Ricardo Santos Lima
CONSELHO FISCAL
Presidente – Vítor Manuel Martins Palma
Secretário – Luís Pedro Salgueiro Vales
Vogal – João Carlos Horta de Torre Figueiredo




