Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Carlos Osório
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Preço das casas subiu 9,1% em Silves, em 2023
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
EconomiaEconomia & Emprego

Preço das casas subiu 9,1% em Silves, em 2023

Terra Ruiva
Última Atualização: 2023/Dez/Qui
Terra Ruiva
3 anos atrás
PARTILHE

Os preços das casas no Algarve apresentaram uma subida de 7,4% em 2023, considerando os dados de dezembro de 2023 e do mesmo mês do ano passado.

Segundo o índice de preços do idealista, comprar casa tinha um custo de 3.251 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de dezembro deste ano, tendo em conta o valor mediano. Já em relação à variação mensal, a subida foi de 1,1% e a trimestral de 1,9%.

Analisando por municípios, os preços na região apresentaram uma subida em Faro (12,7%), Albufeira (10,1%), Silves (9,1%), Vila do Bispo (8%), Olhão (7,6%), Lagos (7,5%), Portimão (7,3%), Vila Real de Santo António (7%), Tavira (6,8%), São Brás de Alportel (6,5%) e Loulé (6,4%). Por outro lado, os preços desceram em Alcoutim (-6,6%), Monchique (-0,6%) e Lagoa (-0,6%).

O município mais caro para comprar casa é Loulé (3.956 euros/m2), seguido por Lagos (3.759 euros/m2) e Vila do Bispo (3.726 euros/m2). Seguem-se Albufeira (3.321 euros/m2), Lagoa (3.315 euros/m2), Tavira (3.012 euros/m2), Faro (2.897 euros/m2), Vila Real de Santo António (2.758 euros/m2), Silves (2.757 euros/m2) e Olhão (2.733 euros/m2).

Em contrapartida, os mais económicos são em Alcoutim (778 euros/m2), Monchique (2.238 euros/m2), São Brás de Alportel (2.408 euros/m2) e Portimão (2.559 euros/m2).

A nível nacional, o preço da habitação subiu 5,3% durante o mesmo período, situando-se em 2.561 euros/m2.

 

Cidades capitais de distrito

Os preços das casas em 2023 subiram em 17 capitais de distrito com Viana do Castelo (32,1%), Funchal (20,9%) e Santarém (15%) a liderarem a lista. Seguem-se Ponta Delgada (13,2%), Faro (12,7%), Braga (12%), Bragança (10,6%), Viseu (9,8%), Guarda (9,3%), Castelo Branco (8,1%), Porto (6,5%), Leiria (6,1%), Lisboa (6,1%), Coimbra (6%), Setúbal (5,5%), Aveiro (0,8%) e Évora (0,6%). Por outro lado, os preços apenas desceram em Vila Real (-8%) e Beja (-1,3%).

 

Lisboa continua a ser a cidade onde é mais caro comprar casa: 5.441 euros/m2. Porto (3.453 euros/m2) e Funchal (3.189 euros/m2) ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente. Seguem-se Faro (2.897 euros/m2), Aveiro (2.495 euros/m2), Setúbal (2.258 euros/m2), Évora (2.012 euros/m2), Viana do Castelo (1.889 euros/m2), Ponta Delgada (1.875 euros/m2), Coimbra (1.825 euros/m2), Braga (1.762 euros/m2), Leiria (1.414 euros/m2) e Viseu (1.402 euros/m2). Já as cidades mais económicas são Guarda (807 euros/m2), Castelo Branco (863 euros/m2), Bragança (930 euros/m2), Beja (957 euros/m2), Vila Real (1.157 euros/m2) e Santarém (1.186 euros/m2).

Regiões

Em 2023, os preços das casas subiram em todas as regiões do país. A liderar as subidas, encontra-se a Região Autónoma da Madeira (21%), Alentejo (12,3%) e a Região Autónoma dos Açores (11,3%). Segue-se o Algarve (7,4%), Centro (5,9%), Norte (4%) e Área Metropolitana de Lisboa (3%).

A Área Metropolitana de Lisboa, com 3.542 euros/m2, continua a ser a região mais cara para adquirir habitação, seguida pelo Algarve (3.251 euros/m2), Região Autónoma da Madeira (2.878 euros/m2) e Norte (2.104 euros/m2). Do lado oposto da tabela encontram-se o Centro (1.399 euros/m2), a Região Autónoma dos Açores (1.439 euros/m2) e o Alentejo (1.525 euros/m2) que são as regiões mais baratas para comprar casa.

Índice de preços imobiliários do idealista

Para a realização do índice de preços imobiliários do idealista, são analisados ​​os preços de oferta (com base nos metros quadrados construídos) publicados pelos anunciantes do idealista. São eliminados da estatística anúncios atípicos e com preços fora de mercado.

Incluímos ainda a tipologia “moradias unifamiliares” e descartamos todos os anúncios que se encontram na nossa base de dados e que estão há algum tempo sem qualquer tipo de interação pelos utilizadores. O resultado final é obtido através da mediana de todos os anúncios válidos de cada mercado.

O relatório completo encontra-se em:

https://www.idealista.pt/media/relatorios-preco-habitacao/venda/

Passe Ferroviário Verde passa a ser válido em toda a rede ferroviária
IEFP divulga ofertas de emprego: Messines, Algoz, Armação de Pêra
Rede Expressos lança campanha “Viajam 2, Paga 1”, em todo o país
Apresentação de propostas para lugares de comércio no SUM- Silves Urban Music
Sessão de esclarecimento sobre Planos de Preservação Digital na Administração Local
TAGGED:2023Idealistapreço das casasSilves
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
Artigo Anterior Aprovado reforço de verbas para a reabilitação dos sistemas de abastecimento de água no Algarve
Próximo Artigo Estudo mostra que a camada de gelo da Antártida Ocidental pode ter colapsado há 120 mil anos
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Tertúlia em Messines: “Dormir Bem, Viver Melhor!”
Cultura Sociedade
V Festival Comidas d’ Monte em São Marcos da Serra
Concelho
Rallye Casinos do Algarve, de 1 a 3 de outubro, luta renhida passa por Silves, Messines e São Marcos da Serra
Desporto
Dia Mundial da Música – 1 de outubro – com concerto em Silves
Cultura Sociedade
Corte de água em Armação de Pêra
Concelho

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?