Foi inaugurada no Dia do Município, dia 3 de Setembro, na Biblioteca Municipal de Silves, a exposição “Arvoredos e Canaviais” de Jorge Santos.
Jorge Santos nasceu em Silves, em 1974. Foi um dos artistas mais importantes oriundos do Algarve e esta exposição propõe-se como uma homenagem à obra do artista e à sua memória, no lugar onde nasceu.
A inauguração ocorreu no mesmo dia em que o artista recebeu, postumamente, o Prémio Artes, entregue pelo Município de Silves, na cerimónia de distinção a personalidades do concelho.
Jorge Filipe dos Reis Santos, (1974-2022), artista plástico, nasceu em Silves, licenciou-se em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Pintor da natureza e das suas sombras.
O seu percurso artístico passou pela pintura, escultura, vídeo, fotografia e gravura, com o seu trabalho a ser apresentado tanto em Portugal como no estrangeiro e estando representado em relevantes coleções privadas internacionais e nacionais, como as da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação PLMJ, Fundação Carmona e Costa, MAAT, e na La Petite Escalère onde foi bolseiro.
A sua produção artística, realizada em quase um quarto de século, é muito vasta: desenhos, pinturas, serigrafias, fotografias, vídeos, esculturas, azulejaria e um número bastante apreciável de livros de artista.
A mostra, a primeira de um ciclo dedicado à sua obra, com curadoria de João Silvério, apresenta uma seleção de obras muito representativas do seu percurso artístico. É um momento para partilhar a sua memória, e o legado de uma obra muito singular, contemporânea, e estreitamente ligada à expressão humana de uma poética e de um imaginário que nos é próximo.
A exposição pode ser visitada até ao dia 30 de setembro, no seguinte horário: Segunda-feira: 14h às 19h / Terça-feira a sexta-feira: 10h às 19h /Sábados: 10h às 17h30/ Domingos e feriados encerrado