A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) divulgou uma lista de 75 praias algarvias com arribas que correm risco de derrocada.
Da referida lista constam duas praias do concelho de Silves, a Praia de Armação de Pêra Nascente e a Praia de Armação de Pêra Poente.
Segundo a APA o concelho de Albufeira é o que tem mais praias em risco de derrocada com 24, segue-se Lagoa com 17, Vila do Bispo com 11, Portimão com 9, Aljezur com 7, Lagos com 5 e Silves com 2.
Em plena época balnear, com as praias cheias, a APA lembra os perigos que estas arribas encerram, pela sua instabilidade, sublinhando que “a evolução (erosão) natural das arribas processa-se numa sequência intermitente e descontínua de derrocadas instantâneas, dinâmica que constitui perigo para os utentes das praias”.
“Os desmoronamentos são muito variáveis no espaço e no tempo, dependendo de inúmeros fatores, como a intensidade e frequência da ação de agentes climáticos, a fraturação e o tipo de rocha em que a arriba é talhada, a ocupação humana, a presença de vegetação, a vibração, a sismicidade, entre outros”, reforça a APA.
Nesse sentido, chama-se a atenção para a importância de estar alerta às placas de risco nas praias integradas nos concelhos onde foram identificadas faixas de risco das arribas.








