A reabertura do renovado Mercado Municipal de Silves aconteceu no dia 19 de fevereiro. O momento foi marcado por uma cerimónia que contou com autarcas, entidades regionais, população e a atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Silvense.
Foram muitos os curiosos que se juntaram para assistir à inauguração do Mercado Municipal de Silves, após a conclusão das obras de requalificação integral do espaço, quer interior, quer exterior.
Foi o presidente da Junta de Freguesia de Silves, Tito Coelho que, na primeira intervenção da cerimónia, explicou que este processo se iniciou na sequência de uma conversa com a presidente da Câmara de Silves, quando o presidente da junta, entidade que gere o espaço, falou da necessidade de colocar um novo telhado no edifício. Não sendo esta a única lacuna no Mercado Municipal, dessa conversa resultou a constatação de que o edifício necessitava há muito de uma transformação profunda que criasse não só melhores condições de trabalho para os comerciantes mas também uma nova dinâmica de atendimento e atratividade para os clientes.

Seguiu-se então todo o processo que resultou numa obra que custou 1,4 milhões de euros, que beneficiou de comparticipação comunitária. Esta obra de remodelação do edifício abrangeu a renovação integral das infraestruturas (redes de água e saneamento, instalações elétricas, telecomunicações), pavimentos, bancadas de vendas, reorganização funcional do espaço, telhados e outras. Foram também intervencionadas as lojas e espaços comerciais existentes.

Outra mudança importante tem a ver com a criação de locais para cargas e descargas, eliminando assim o estacionamento caótico em frente ao Mercado.
O exterior também foi alvo de intervenção que incluiu a reorganização e equipamento das esplanadas exteriores, que agora se encontram todas iguais, com o mesmo mobiliário coberto por toldos brancos.
De realçar a novidade da esplanada no terraço, a que se pode aceder usando um elevador panorâmico, muito requisitado no dia da inauguração. Esta esplanada serve o restaurante e bar que irá funcionar no mezanino criado no interior do edifício.
Uma das mudanças significativas tem a ver com a alteração de cor do Mercado que agora se “veste” quase integralmente de amarelo ocre, que substituiu o branco existente. Uma opção que, quando foi divulgada, foi recebida com alguma polémica pois havia quem entendesse que se deveria respeitar a cor original do Mercado, enquanto outros defendiam a escolha da cor. Polémicas à parte, no dia da inauguração, apenas se ouviu elogios…
Inaugurado este espaço com importância económica mas também social, como afirmou a presidente da Câmara de Silves, Rosa Palma, torna-se necessário igualmente que esta importância seja reconhecida pela população da cidade, que o use e desfrute na sua plenitude. Para a presidente da autarquia, que falou do “orgulho” que sentia na obra que estava a inaugurar, é importante que todos possam ser “motores da dinâmica do Mercado”.

Intervindo em seguida, o presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, elogiou o trabalho e a ambição do executivo da Câmara Municipal de Silves e falou de alguns projetos que as duas entidades querem ver concretizados, nomeadamente a requalificação do Rio Arade. O que poderá vir a ser possível, disse, através do recurso a fundos comunitários que irão ser aumentados para a região.
José Apolinário referiu-se também às obras de eletrificação da linha ferroviária entre Tunes e Lagos, adiantando que os trabalhos devem começar em breve e também ao projeto antigo de fazer as ligações para permitir uma ligação do comboio Intercidades até Barlavento algarvio.

Terminadas as intervenções oficiais e descerrada a placa comemorativa, houve ainda uns momentos para apreciar a atuação da Banda Filarmónica de Silves, após o que se seguiu a visita às renovadas instalações do Mercado Municipal de Silves.




