Ano de 2021- Os momentos mais marcantes

Sem surpresa, em 2021, as notícias mais procuradas pelos leitores no Terra Ruiva foram as relacionadas com a evolução da pandemia provocada pela Covid-19.

Uma situação que provocou o cancelamento de muitas iniciativas culturais, sociais e desportivas, o constrangimento no atendimento nos serviços públicos e no comércio e o encerramento de estabelecimentos de diversa índole. Pela negativa, o nosso jornal deu também conta da pouca água existente nas barragens do Concelho e da ameaça provocada por essa situação, bem como da progressão do nível de seca em partes do território. Acompanhamos ainda protestos na área da Saúde que repetiram as mesmas exigências de outros anos, nomeadamente de mais consultas e mais médicos. E olhamos com preocupação para os números divulgados pelo INE, que mostram que algumas freguesias do concelho estão a perder população (irremediavelmente?).

Executivo da CMS

Ainda assim, o ano de 2021 registou momentos importantes que aqui lembramos. O mais marcante será o da tomada de posse de novos órgãos autárquicos, na sequência das eleições autárquicas, que tiveram, no concelho, um número recorde de candidaturas. Rosa Palma, a candidata da CDU, foi de novo reeleita e manteve a maioria absoluta na Câmara Municipal de Silves e nas freguesias “tudo na mesma”, mas os resultados da eleição da Assembleia Municipal de Silves apresentaram uma novidade, a entrada de um eleito do Chega e a saída do representante do BE.

Este foi também o ano em que entrou em vigor o novo Plano Municipal de Silves (PDM), chamado de 2ª geração, introduzindo uma série de novas regras para o desenvolvimento do território e das atividades económicas. E foi o ano em que os projetos de reabilitação urbana de Silves, Messines, Alcantarilha, Algoz e S. Marcos da Serra se consolidaram.

O ano começou com a notícia da retirada de amianto das escolas de Algoz e Armação de Pêra, também com a demolição da antiga EB1 de Silves e o início da construção do novo edifício, a que se seguiram as obras na EB1 de Alcantarilha.

A nova escola- EB 1 Silves

Em maio, a autarquia de Silves abriu, com as entidades de saúde, o Centro Municipal de Vacinação Contra a Covid-19, na Fissul, espaço com capacidade para vacinar até 600 pessoas por dia. Pouco depois, deu-se início a mais uma época balnear, ainda com regras que alguns consideraram absurdas, como ter sido definida uma lotação máxima para cada praia.

Entretanto, no sector económico, em Alcantarilha começou a construção do que se anuncia como o maior retail park do Algarve, enquanto em Silves avançou o projeto de recuperação da Fábrica do Inglês, e em Armação de Pêra novos projetos, imobiliário e hoteleiro. Ainda em Silves, a obra de reabilitação do Mercado Municipal destaca-se pela sua importância e pela alteração visual que provoca na imagem da própria cidade.

A nível ambiental, foi notícia o projeto pioneiro da Câmara de Silves “Silves a Compostar +”, com a dinamização da compostagem junto de particulares, entidades e escolas, mas também o 10º aniversário do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico que, até à data, já festejava o nascimento de 136 crias de lince-ibérico, sendo que 86 dos mesmos já vivem em liberdade.

A elaboração e concretização da proposta para a criação do Parque Marinho – Pedra do Valado, que abrange a baía de Armação de Pêra, num processo em que participaram autarquias e associações do concelho, foi um dos momentos mais importantes deste ano. O qual, neste capítulo, fechou em beleza, com o anúncio da criação da Reserva Natural da Lagoa dos Salgados, um processo que envolve igualmente o concelho de Silves.

Mas já o ano começara bastante bem, quando, logo no início, foi feita, em S. Bartolomeu de Messines, a apresentação do Geoparque Algarvensis, que inclui os concelhos de Silves, Loulé e Albufeira. Um dos resultados visíveis deste projeto foi a série de espetáculos inseridos no Festival Geoparques, que passou por diversos geossítios do concelho.

A nível cultural, destaca-se a criação do Prémio Literário João de Deus, pela Câmara Municipal de Silves, no valor de 10 mil euros e a distinção atribuída a Patrícia de Jesus Palma que viu o seu livro, “O reyno das Letras”, ser considerado em Itália uma das melhores obras publicadas em Portugal em 2020. E igualmente os vários prémios internacionais alcançados no campo da fotografia pelo silvense André Boto.

Francisco Labisa, atleta da Casa do Povo de Messines, continuou a sua participação em provas mundiais, num percurso que muito promete, e muitos outros atletas do concelho foram notícia pelos títulos nacionais alcançados.

Já o ano quase terminava quando se inaugurou a nova Área de Apoio ao Autocaravanismo, em Messines, os novos trilhos em São Marcos da Serra e se anunciava a construção de um Parque Urbano em Armação de Pêra e a transformação do antigo mercado de Alcantarilha, num espaço cultural.

Tempo ainda para darmos conta que, em Messines, foi descoberta uma nova espécie de planta e que a Junta de Freguesia aderiu a uma “moda” que, a julgar pelas publicações nas redes sociais, tem imensos apreciadores: a dos baloiços panorâmicos.

 

Veja Também

Municípios algarvios reduzem consumo de água, mas não é suficiente

No mês de março, o consumo da água reduziu em 15 dos 16 municípios do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *