Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Carlos Osório
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: A Escola Velha dos Calvos e a sua história
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
História & PatrimónioSociedade

A Escola Velha dos Calvos e a sua história

Aurélio Cabrita
Última Atualização: 2021/Out/Sex
Aurélio Cabrita
5 anos atrás
PARTILHE

O mês de Outubro é para as gerações mais velhas sinónimo de regresso às aulas, por a escola principiar na sua infância somente a sete deste mês. Foi também em Outubro que ocorreu a proclamação da República, constituindo o ensino uma prioridade para os republicanos. Afinal, era através de uma escola laica que pretendiam formar «um homem novo», cidadão consciente, patriota e participativo na sociedade. Para os republicanos, o atraso do país residia, em grande parte, nas elevadas taxas de analfabetismo, cerca de 75 % em 1910. Não é por acaso que, logo após implantação desta forma de governo, a 5 de Outubro de 1910, os novos poderes instituídos procuraram colmatar essa lacuna, que envergonhava Portugal.

A construção da escola dos Calvos, que aqui recordamos, insere-se nesse tempo, que se queria novo, de igualdade e de esperança. Na freguesia de São Bartolomeu de Messines existiam, nas vésperas da revolução, três escolas, uma masculina (a funcionar desde 1822), outra feminina (1882) ambas na sede de freguesia e uma terceira, mista na Cumeada (1906), enquanto a taxa de analfabetismo rondava os 90,6%.

O primeiro estabelecimento de ensino criado depois da Revolução foi o da Amorosa, em 1911, para, em março de 1913, o presidente da Câmara, António Vaz Mascarenhas solicitar ao governo a criação de mais duas escolas mistas, Calvos e Portela de Messines. Se no último caso, através do aluguer de uma casa a Jacinto Elói Cabrita, a escola era uma realidade em Junho de 1914, nos Calvos, a autarquia avançou com a construção de um edifício próprio. Não sem antes a população de Joinal solicitar que a escola fosse para ali desviada, ou a contenda travada com a criação da escola do Barrocal, pedida pela Inspecção do Circulo Escolar de Silves à Câmara. O edifício acabou por ser construído às portas dos Calvos, não muito longe do Joinal, num terreno de Francisco das Neves e de Maria Paula. Sendo os proprietários ressarcidos por uma Comissão representada por António Vaz Mascarenhas, que o ofereceu à autarquia. O ato de altruísmo motivou que fosse exarada em Ata da Comissão Executiva da Câmara, na sessão de 12/11/1917, «um voto de reconhecido agradecimento ao mencionado cidadão António Vaz Mascarenhas» estendido «a todas as pessoas que colaboraram em tão benemérita dádiva».

A antiga escola dos Calvos

As obras, a cargo de José Martins Júnior, tiveram um custo de arrematação de 1 839$50, acrescidos de 152$60 por trabalhos extraordinários, ficando concluídas em Janeiro de 1918. O edifício foi inaugurado a 17 de Fevereiro seguinte.

Apesar da alteração política nacional e da turbulência advinda do golpe de Sidónio Pais, em Dezembro de 1917, por exemplo com a exoneração da vereação eleita que presidia aos destinos da autarquia silvense, o novo presidente da Comissão Administrativa, Dr. João Vitorino Mealha, convidou os seus antecessores a participarem no momento solene.

Neste e de acordo com o semanário «Voz do Sul», afecto ao Partido Democrático, de 22/2/1918, «assistiram pessoas de todas as cores políticas», decorrendo a cerimónia de inauguração do «lindíssimo edifício», na mais «perfeita ordem». Com carácter provisório fora nomeada a 4/2/1918 a professora diplomada Georgina do Carmo Godinho.

Embora construído expressamente para escola, como ainda hoje evidenciam as enormes janelas, o edifício viria a apresentar precocemente problemas estruturais. No início dos anos de 1960 era considerado um dos piores do concelho, por ameaçar ruir, sendo inclusive motivo de críticas severas à autarquia silvense. Na impossibilidade de alugar uma casa para instalar a «sala do saber», a Câmara avançou novamente para a construção de um outro edifício, a sul, concluído em Agosto de 1966.

A antiga escola ficou abandonada e em ruínas durante várias décadas, até que pouco depois da viragem do milénio, foi recuperada para habitação. Ostentando desde então um justa e oportuna placa de mármore, a qual refere «Escola Velha Calvos», atestando assim o propósito inicial daquele já secular edifício.

Total Views: 1
PS quer explicações do Governo sobre decisão da ULS Algarve que pode afastar profissionais do Curso de Medicina
Teatro – Uma Estrada para o Silêncio, em Silves
Festa em Honra de Nossa Senhora do Carmo, em Alcantarilha
Junta de Messines organiza Festival M, para a juventude
Noite em Silves: com Festa da Rua 80 e Mostra de Gin e Caipirinha
TAGGED:Aurélio Nuno Cabritaescola dos Calvos
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
PorAurélio Cabrita
Natural de S. Bartolomeu de Messines, nasceu em 1978. Licenciado em Engenharia do Ambiente, é mestrando em História do Algarve e técnico superior no Município de Odemira. Tem publicados diversos artigos e livros sobre a história local e regional. É também colaborador no jornal on-line Sul Informação.
Artigo Anterior Concelho de Silves destaca-se na apresentação de candidaturas de PME ao CRESC Algarve 2020
Próximo Artigo Reabilitação do antigo Mercado de Alcantarilha
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Dia do Município de Silves 2026 celebrado com fotografia, música, poesia e homenagem aos Bombeiros de Silves
Concelho
ANSR, GNR e PSP lançam campanha “Cinto-me Vivo”, com ações de fiscalização
Pessoas Vida
GNR deteve 108 pessoas na semana passada, no distrito de Faro
Pessoas Vida
Município de Silves concluiu obras no Centro de Saúde de Messines
Concelho
Rosa Silva apresenta livro e workshop de escrita criativa em Messines
Cultura Sociedade

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?